As obras de requalificação do núcleo urbano de Escamarão, na freguesia de Souselo, no concelho de Cinfães, ainda estão longe de serem concluídas. A intervenção contempla o largo de S. Miguel e a rua de S. Miguel entre a E.N. 222 e o Cais de Escamarão. Uma zona de interesse turístico considerando a existência da igreja românica da Nossa Senhora da Natividade, a proximidade ao Cais de Escamarão e ao Rio Paiva.
Inicialmente com custo estimado de 438 mil euros e prazo de execução de 180 dias (6 meses), a obra ainda está longe de acabar. Recorde-se que o edital foi publicado em 31 de janeiro de 2018 e as obras tiveram início em julho daquele mesmo ano.
Embora tenham o objectivo de proporcionar melhorias para a população e trazer melhoramentos para o cais de Escamarão e as vias de acesso, moradores seguem a apontar nas redes sociais algumas falhas na execução das obras, como paralelos desalinhados, buracos deixados sem indicação e proteção e potencial risco de acidentes por causa de ferros expostos no canteiro de obras e nas vias.