Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Amarante investe 3,5 milhões para prevenir cheias e recuperar margens do Tâmega
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Amarantes - Amarante investe 3,5 milhões para prevenir cheias e recuperar margens do Tâmega

Amarantes

Amarante investe 3,5 milhões para prevenir cheias e recuperar margens do Tâmega

Last updated: 9 Fevereiro, 2018 19:07
Redação Paivense
Share
SHARE
Amarante vai começar a investir este ano 3,5 milhões de euros na recuperação de 18 quilómetros das margens do Tâmega e na prevenção das cheias, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.

José Luís Gaspar explicou que se trata de uma intervenção de grande envergadura, já com financiamento europeu assegurado, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos.

“O rio Tâmega irá ganhar uma nova dimensão em Amarante”, comentou, destacando a importância estratégica da intervenção.

As empreitadas, prosseguiu o autarca, permitirão à cidade acentuar a sua ligação ao Tâmega, salvaguardando medidas de prevenção para as cheias, uma matéria que preocupa sempre quem vive na área urbana.

A intervenção prevê a construção de muros e pontões, a recuperação de açudes e a criação de novas zonas potencialmente inundáveis, conhecidas como espaços de inundação preferencial, a montante da cidade.

Essas áreas, explicou Gaspar, permitirão controlar em melhores condições a ocorrência de cheias no núcleo urbano. Nesse contexto, vão também ser feitas valas de drenagem ecológicas ao longo de todo o percurso, permitindo uma maior capacidade de absorção.

“São medidas que nos permitirão ter outra capacidade de resposta que até agora não tínhamos”, sinalizou o presidente da câmara, antes de referir que Amarante passará, após as obras, a poder integrar o Plano de Gestão de Risco de Inundações (PGRI), um mecanismo que permitirá, nomeadamente, o acesso a fundos europeus para continuar a intervir no rio.

Os trabalhos, na sua primeira fase, vão incidir em 11 quilómetros de rio, nas duas margens, perfazendo 18 quilómetros de intervenção. Está acautelada a recuperação de quatro antigos trilhos pedestres, o que aproximará as pessoas do rio. O plano de ação aponta ainda para a plantação de milhares de árvores de espécies autóctones, destacando-se o amieiro, e medidas de combate à infestação, entre outras.

Esta fase, disse o presidente, é essencial para se avançar para as seguintes, sempre com o propósito de potenciar a relação equilibrada entre o rio e as pessoas.

José Luís Gaspar agradeceu também o empenho do ministro do Ambiente neste dossier.

TAGGED:Amarantesmargens do Tâmega
Share This Article
Email Copy Link Print
ByRedação Paivense
Follow:
Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista com Mestrado e Doutorado em neurociência e em psicologia pela universidade EBWU nos Estados Unidos e na Université Libre des Sciences de l'Homme de Paris. Ainda na área da neurociência, pós graduação na Universidade Faveni do Brasil e Especialização em propriedade elétricas dos neurônios e regiões cerebrais na Universidade de Harvard nos Estados Unidos. Pós Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal, Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio, membro da Unesco e Neuropsisanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica. Especialização em Nutrição Clínica e Riscos Psicossociais pela Traininghouse de Portugal e Filosofia na Universidade de Madrid e Carlos III na Espanha. Integrante da SPN - Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS - Federation of European NeuroscienceSocieties - PT30079 e membro da Mensa, sociedade de pessoas de alto QI com sede na Inglaterra.
Previous Article Milhares de crianças no Carnaval de Penafiel
Next Article Deputada Helga Correia defende políticas públicas
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

XIV Mostra de S. Martinho reafirma a vitalidade económica de Castelo de Paiva

Castelo de Paiva, Portugal – A freguesia de S. Martinho, em Castelo de Paiva, voltou a transformar-se num polo de…

Prémios Essência do Ambiente: conheça os projetos finalistas e participe na votação

Já arrancou o período de votação pública para a quarta edição dos…

Estudantes de Cinfães conquistam vaga na final nacional do Gira-Vólei 2026

Cinfães, Portugal – O espírito de equipe e a dedicação marcaram a…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?