No contexto da iniciativa ecoRoute, apoiada pelo Fundo Europeu EMFAF, foram realizadas ações de higienização na enseada do Toco, no dia 26 de setembro, com a finalidade não apenas de impedir que os dejetos terrestres atinjam o oceano, mas também de recolher os resíduos marítimos trazidos pelas correntes.
No dia 27 de setembro, decorreu a higienização subaquática diante da praia do Forte de São Tiago. Esta atividade contou com a colaboração de mergulhadores e praticantes de apneia, que extraíram detritos do leito marinho, reforçando a importância de limpeza também abaixo da superfície aquática.
Os resultados dessas operações de higienização e sensibilização para o património ecológico e cultural do ambiente marinho foram, segundo os organizadores, “um êxito”, com o envolvimento de aproximadamente 50 voluntários e a recolha de cerca de 400 kg de resíduos no total.
“O reflexo na coletividade foi amplamente percebido, prevendo-se novas ações futuramente, com ainda maior engajamento da população”, salientou a equipa do CEAM.


