Artur Vieira, atleta do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, fez a sua estreia com a camisola das quinas no Europeu de Montanha em Zermatt, na Suíça. Depois de vencer o distrital e o nacional, o jovem paivense foi para terras helvéticas representar Portugal, onde alcançou a 33ª posição. Artur Vieira é júnior de primeiro ano, o que deixa antever um longo percurso a representar o nosso país.
O Campeonato Europeu de Corrida de Montanha é uma corrida anual de corrida de montanha. Inaugurado em 2002, é organizado pela Associação Europeia de Atletismo em julho de cada ano. O local para os campeonatos é alterado a cada ano, onde neste ano foi na Suíça.
A história da competição encontra-se no Troféu Europeu de Corrida de Montanha, que foi realizado pela primeira vez em 1995. Foi organizado inicialmente pela Associação Mundial de Corrida de Montanha entre 1995 e 2001, ano em que a AEA apresentou o Campeonato Europeu de Corrida de Montanha.
O presidente do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, Manuel da Rocha Vieira, embora mostre contentamento com a participação do jovem paivense na competição, refere que se houvesse mais patrocínios o resultado teria sido diferente: “Analisado, por mim, o resultado dos juniores masculinos aonde competiu o campeão de Portugal, o Paivense Artur Vieira, é-me fácil afirmar que bastaria ser atendido a 75% das pretensões e estaríamos a festejar o título em vez do 33ºlugar alcançado”.