Várias corporações de bombeiros estão a receber notificações para pagar multas por excesso de velocidade emitidas a ambulâncias que transportavam doentes urgentes.
Centenas de notificações por excesso de velocidade estão a ser enviadas a várias corporações de bombeiros. As multas estão a ser emitidas a ambulâncias transportavam doentes urgentes, denuncia esta quinta-feira o Jornal de Notícias. A informação já foi confirmada pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares.
Segundo o matutino, as multas referem-se a infrações cometidas no início de 2018 e já foram contestadas pelas corporações, que apresentaram os comprovativos da urgência.
No entanto, as justificações das corporações não foram aceites e a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) exige o pagamento das coimas que podem ir até aos 600 euros, revelou ao jornal o comandante dos Bombeiros Voluntários de Santarém.
Jaime Marta Soares já aconselhou os bombeiros a não pagarem as multas. O gabinete jurídico da Liga também já se disponibilizou a ajudar as corporações a recorrer. “Há multas, mas não há acidentes de viação e há vidas que foram salvas porque os bombeiros foram eficazes no seu trabalho.”
A ANSR está a analisar a situação. Fonte da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária explica que os radares não distinguem uma ambulância de outro automóvel.
Fonte: ZAP