O Auditório Municipal de Baião acolhe, no próximo dia 13, às 10h00, uma sessão de apresentação do sistema de informação “Escola 360” (E-360), um projeto integrado no SIMPLEX – Programa de Simplificação Administrativa e Legislativa e promovido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).
A sessão, dirigida a autarcas e a representantes de agrupamentos de escola, escolas não agrupadas e escolas profissionais do Tâmega e Sousa, é organizada pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) e contará com a participação da Subdiretora-Geral da DGEEC, Teresa Evaristo. Estarão também presentes o Primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, José Pinho Silva, que assume o pelouro da Educação.
O E-360 é um sistema que visa centralizar todos os processos de gestão escolar dos alunos, desde o ensino pré-escolar ao secundário. Esta aplicação vai permitir às escolas e organismos da administração educativa a gestão do ciclo de vida do aluno, proporcionando uma visão completa sobre o seu percurso educativo e fornecendo informação em tempo real sobre os alunos.
Para os encarregados de educação será disponibilizado um conjunto de funcionalidades que visa contribuir para uma maior simplificação e transparência de processos e para o incremento da eficácia e da eficiência da sua interação com a escola.
A partilha de serviços e de competências tem permitido potenciar oportunidades, bem como demonstrar que o trabalho em rede, a uma escala intermunicipal, se tem traduzido em ganhos de eficácia e eficiência e, consequentemente, de qualidade. Neste sentido, a CIM do Tâmega e Sousa tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas tendo em vista a modernização administrativa e a promoção do sucesso educativo do Tâmega e Sousa.
Esta visão da CIM do Tâmega e Sousa encontra eco na iniciativa E-360, tanto mais que, a partir do próximo ano letivo e durante três anos (2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021), esta comunidade intermunicipal vai dar início à implementação do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE do Tâmega e Sousa).
Desenvolvido pela CIM do Tâmega e Sousa, em estreita articulação e cooperação com os municípios e comunidade educativa do território, o PIICIE do Tâmega e Sousa impõe-se como um instrumento estratégico no domínio da educação e um importante reforço estratégico e operacional das políticas públicas educativas nesta região.