As águas bravas do rio Paiva vão estar ainda mais agitadas com a 4.ª edição do Arouca Rafting Summit que decorre entre 24 e 28 de janeiro. Com um programa diversificado para promover as águas bravas em geral e a modalidade de rafting praticada no rio Paiva em particular, adrenalina, aventura, coordenação, destreza, força, espírito de equipa e segurança serão as palavras de ordem nestes dias.
O evento inicia-se com a descida inclusiva “Rafting para Todos” destinada a pessoas com deficiência visual e com a atividade “Rafting com Futuro”, na qual os alunos do 12.º ano dos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz vão fazer uma descida de rafting para melhor conhecerem a modalidade naquela que é considerada pelos especialistas a melhor e mais completa pista de águas bravas do país, o rio Paiva.
Destaque ainda para o seminário e simulacro de resgate e salvamento “Heli resgate em montanha”, que está marcado para 26 de janeiro (sexta-feira) e é destinado aos responsáveis das empresas de animação turística, clubes e associações desportivas e forças de segurança. Estão previstas intervenções de representantes da Força Aérea Portuguesa e da ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. A participação é gratuita, limitada e sujeita a inscrição prévia obrigatória até 25 de janeiro em https://forms.gle/rKvPe9Zq4ZAK2Fzr6.
À inclusão e à formação, o Arouca Rafting Summit volta a juntar a vertente competitiva. A Taça de Portugal de Rafting – Open”, organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem, vai decorrer a 27 de janeiro (sábado). A atividade está sujeita a inscrição em www.fpcanoagem.pt.
O Arouca Rafting Summit encerra com uma descida promocional, a 28 de janeiro, e que se destina a entidades públicas e privadas com intervenção na área do turismo.
“O Paiva é uma das melhores pistas de águas bravas da Europa e com o Arouca Rafting Summit quisemos, desde o primeiro momento, mostrar as potencialidades do nosso património natural, neste caso o rio Paiva e o rafting, mostrando que mesmo no inverno são várias e memoráveis as experiências a viver por quem nos visita, mas também por quem cá vive, como os nossos jovens que, muitas vezes, fazem o seu batismo de rafting neste evento”, refere a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém. A autarca, aludindo ao facto de este ser um evento promovido em parceria com empresas locais de animação turística com oferta de atividades de rio, destaca o caráter formativo do evento. “Somos um destino turístico de excelência, pelo que é fundamental a capacitação de quem opera no terreno, daí a relevância de ações como o seminário e simulacro de resgate com recurso a meios aéreos, que promovemos pela primeira vez”, afirma.
O Arouca Rafting Summit é organizado pela Câmara Municipal de Arouca em parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem, Clube do Paiva, Just Come, LusoRafting, NaTour Way e AGA – Associação Geoparque Arouca, e conta com o apoio do Clube de Canoagem e Águas Bravas de Portugal, da Junta de Freguesia de Alvarenga e da União de Freguesias de Canelas e Espiunca.
Arouca Rafting Summit 2024 | Programa
24 de janeiro (quarta-feira)
10h00 – 14h30 | Rafting para Todos – Atividade de rafting inclusiva
Público-alvo: Pessoas com deficiência visual
25 de janeiro (quinta-feira)
10h00 – 14h30 | Rafting com Futuro – Atividade rafting com alunos do 12.º ano dos agrupamentos de escolas de Arouca e de Escariz: ação de divulgação e de sensibilização para prática da modalidade
9h30 – 16h30 | “Heli Resgate” em Montanha: seminário e simulacro de resgate e salvamento com meio aéreo
Participação gratuita sujeita a inscrição obrigatória até 25 de janeiro em https://forms.gle/rKvPe9Zq4ZAK2Fzr6
Auditório de Alvarenga e aldeia de Espiunca
Público-alvo:Empresas de animação turística, clubes, associações, forças de segurança
27 de janeiro (sábado)
8h00-16h30 | Taça de Portugal de Rafting – Open
Área de Recreio e Lazer deEspiunca
Inscrição em www.fpcanoagem.pt
Público-alvo:atletas federados
28 de janeiro (domingo)
9h30 – 14h30 | Rafting Promo – Atividade promocional de rafting
Rio Paiva