Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Obras públicas recuam 28% até julho, mas julho apresenta sinais de recuperação
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Business - Obras públicas recuam 28% até julho, mas julho apresenta sinais de recuperação

BusinessEconomia

Obras públicas recuam 28% até julho, mas julho apresenta sinais de recuperação

Até ao final do sétimo mês do ano, o montante global dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos atingiu 4.935 milhões de euros, menos 28% do que no mesmo período de 2025.

Last updated: 26 de Agosto, 2026
Erre Soares
Share
2 Min Read
wooden and metal elements at construction site
Photo by CONSTRUCCIÓN TOTAL on Pexels.com
SHARE

O mercado das obras públicas continua a registar uma evolução negativa em 2026, embora os dados mais recentes apontem para uma recuperação da atividade no mês de julho. Até ao final do sétimo mês do ano, o montante global dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos atingiu 4.935 milhões de euros, menos 28% do que no mesmo período de 2025.

Apesar da quebra acumulada, julho destacou-se por apresentar o melhor desempenho mensal do ano. A evolução permitiu atenuar a redução registada desde o início de 2026, embora ainda não tenha sido suficiente para inverter a tendência negativa.

Também o número de procedimentos promovidos pelas entidades públicas diminuiu. Entre janeiro e julho foram lançados 3.477 concursos públicos, uma redução de 31% face aos primeiros sete meses do ano anterior.

Do lado dos contratos, os dados revelam igualmente uma retração. O valor dos contratos de empreitadas celebrados exclusivamente através de concurso público, e reportados no Portal BASE, chegou aos 1.871 milhões de euros, correspondendo a uma diminuição homóloga de 34%.

A evolução foi diferente nos contratos celebrados por ajuste direto ou consulta prévia. Neste segmento, o valor adjudicado cresceu 20% em termos homólogos, alcançando os 449 milhões de euros até julho.

Considerando todas as modalidades, o montante dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e reportados no Portal BASE até 15 de agosto totalizou 2.547 milhões de euros, valor que representa uma quebra homóloga de 28%.

Os números mostram, assim, um setor ainda distante dos níveis registados em 2025. Ao mesmo tempo, a melhoria observada em julho deixa um sinal de recuperação que poderá ser relevante para a evolução da atividade nos próximos meses.

TAGGED:Castelo de PaivaCinfãescontinuaevolução negativajulhojulho apresentamercado dasobras públicaspaivensePortugalrecuamrecuperaçãoregiãoregistar umasinais
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Castelo de Paiva procura artesãos para estreia do Dia do Artesão em outubro
Next Article Festival da Juventude & da Francesinha regressa ao Largo do Conde com casa cheia em Castelo de Paiva
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Festival da Juventude & da Francesinha regressa ao Largo do Conde com casa cheia em Castelo de Paiva

Castelo de Paiva, Portugal – O Largo do Conde, em Castelo de Paiva, voltou a transformar-se no epicentro da animação…

wooden and metal elements at construction site
Obras públicas recuam 28% até julho, mas julho apresenta sinais de recuperação

Até ao final do sétimo mês do ano, o montante global dos…

Castelo de Paiva procura artesãos para estreia do Dia do Artesão em outubro

Autarquia abre o período de candidaturas para expositores locais mostrarem o património…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?