No próximo fim de semana, dias 26 e 27 de abril, o Largo de S. Lourenço, em Castelo de Paiva, volta a ser o ponto de encontro para os apreciadores de vinho verde e petiscos. A 21ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros, um evento já consagrado na região, celebra o vinho verde, produto de destaque e grande apreço nesta freguesia de Paiva.
Organizado localmente, o certame reunirá cerca de dez produtores de vinho da região, lado a lado com expositores de artesanato, iguarias gastronómicas e doçaria tradicional. A União de Freguesias de Sobrado e Bairros marcará presença, assim como as populares Caipirinhas de Vinho Verde. A responsabilidade pelo Restaurante da Feira este ano caberá à Comissão de Festas do Senhor dos Aflitos, que apresentará especialidades gastronómicas típicas da freguesia.
A abertura do evento está marcada para o início da tarde de sábado, dia 26, e contará com as presenças de José Rocha, Presidente da Câmara Municipal, e de Almiro Moreira, Deputado da AR e Presidente da Assembleia Municipal.
António Costa, Presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, expressou a sua expectativa de que o evento repita o sucesso de anos anteriores, realçando o apoio fundamental da Câmara Municipal na organização. O autarca também elogiou o envolvimento dos produtores locais, cuja participação considera crucial para promover a freguesia, o seu vinho verde e impulsionar a economia local.
José Rocha, Presidente da Câmara Municipal, partilha o desejo de um evento bem-sucedido e com grande afluência de público. O autarca sublinhou a importância do setor vitivinícola para a economia local e concelhia, afirmando que “o nosso vinho verde possui um enorme potencial que deve ser desenvolvido e, sendo um produto genuíno e de elevada qualidade, merece, sem dúvida, ser cada vez mais valorizado e divulgado em iniciativas desta dimensão, como esta, que tem sido promovida e realizada pela autarquia com o objetivo de mostrar o melhor que a freguesia tem para oferecer”.
