As mais recentes notícias sobre casos de furtos e assaltos que estão a repercutir na imprensa local e nacional trouxeram à pacata vila de Castelo de Paiva um ar de preocupação e receio, devido a um fenómeno que até então parecia não atingir o concelho: a violência.
Logo nos primeiros 2 meses deste ano, já foram registadas ocorrências de assaltos a residências e até mesmo invasão e furto de materiais no comércio local. Tudo isto traz a alguns o receio de que estão prestes a se verem obrigados a adoptar novos hábitos. Mas será que há, de facto, motivos para ter medo? Será que os paivenses estão prestes a ter de conviver com a criminalidade, à semelhança de grandes aglomerações urbanas como Porto e Lisboa?
O que diz a GNR?
O Jornal Paivense esteve no Posto da GNR em Castelo de Paiva e conversou com os militares . Segundo os mesmos, os mais recentes casos de furtos e assaltos estão a ser investigados a partir das imagens de vídeo vigilância dos estabelecimentos comerciais.
Contudo, a GNR tranquilizou os paivenses, a dizer que não há motivo para pânico e alarme por se tratarem de casos pontuais. Contudo, os militares referiram sobre cuidados a ter para evitar novos furtos: Não deixar portas, garagens e janelas destrancadas no período noturno ou quando se está fora de casa