Segundo informou a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, foi publicado no Diário da República, a 12 de Setembro de 2019, a abertura do Concurso Público para a empreitada de Reforço e Remodelação Estrutural da Ponte Velha de Pedorido sobre o Rio Arda (carregue aqui para ver a publicação). Quando for concretizada, esta obra vai contribuir para potenciar ainda mais a dinâmica turística desta zona ribeirinha do concelho e que tem sido uma das demandas da população há anos.
Desde sempre a freguesia de Pedorido pedia a reabilitação da Ponte, que durante muito tempo viu passar locomotivas e as vagonetes com o carvão. A reabilitação da Ponte Centenária tem sido prometida e aguardada há muito pelos habitantes da zona, e agora pode vir a tornar-se realidade.
Recorde-se que o edil paivense, Gonçalo Rocha, havia informado em Agosto deste ano que iria deliberar na próxima reunião do Executivo Municipal a autorização para avançar com o Concurso Público para a realização da Empreitada – obra que caso avance irá ser financiada no Portugal 2020 em 85%.
“Depois de termos conseguido com as Águas Douro Paiva a retirada da conduta da Ponte , avançaremos, depois de devidamente autorizados pela Câmara Municipal, com o necessário concurso público da empreitada para a intervenção de reabilitação. Isto só acontece agora por estarem reunidas as condições fundamentais: nomeadamente o projecto concluído e o necessário enquadramento de apoio financeiro dos fundos comunitários. Vamos procurando dar continuidade ao nosso trabalho e ao nosso compromisso, continuando focados no essencial”, referiu o autarca.
Segundo a CM de Castelo de Paiva, mais investimento e mais obras no terreno vão acontecer sempre dentro do contexto das necessárias condições financeiras, a aproveitar as oportunidades do apoio dos Fundos de Financiamento do Portugal 2020.
Recorde-se também que a ADEP lançou em Janeiro deste ano um manifesto em defesa da Ponte Centenária de Pedorido (carregue para ler o manifesto)