Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Caso Hilário: Mulher é multada pela GNR em Castelo de Paiva por uso de telemóvel ao volante – mas sem provas fotográficas
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Castelo de Paiva - Caso Hilário: Mulher é multada pela GNR em Castelo de Paiva por uso de telemóvel ao volante – mas sem provas fotográficas

Castelo de Paiva

Caso Hilário: Mulher é multada pela GNR em Castelo de Paiva por uso de telemóvel ao volante – mas sem provas fotográficas

Redação/Paivense
Last updated: 19 Fevereiro, 2025 21:13
Redação/Paivense
Share
SHARE

Castelo de Paiva, Portugal – Uma mulher foi multada pela Guarda Nacional Republicana (GNR) em Castelo de Paiva por alegado uso de telemóvel enquanto conduzia. No entanto, a condutora contesta a infração, afirmando que nunca utilizaria o dispositivo enquanto conduz devido ao seu receio ao volante. Além disso, reforça que, quando precisa utilizar o telemóvel, certifica-se de que está devidamente parada em locais adequados.

O detalhe que levanta questões é que a multa aplicada não apresenta qualquer registo fotográfico do suposto incidente – apenas a assinatura do agente da autoridade que a emitiu. Este caso levanta um debate sobre os direitos dos condutores em situações semelhantes e os limites da autoridade policial na fiscalização do trânsito.

Os direitos da GNR na fiscalização rodoviária

A GNR tem o direito e o dever de fiscalizar o cumprimento do Código da Estrada, podendo aplicar coimas quando considera que há uma infração. O uso do telemóvel ao volante, salvo se for através de um sistema mãos-livres, constitui uma contraordenação grave, sujeita a penalizações que podem incluir multa e perda de pontos na carta de condução. No entanto, a legislação não exige que a GNR apresente fotografias ou vídeos como prova – o testemunho do agente pode ser considerado suficiente para a aplicação da multa.

Os direitos da condutora

A condutora tem direito a contestar a multa, exigindo provas concretas da alegada infração. Em Portugal, o Código da Estrada estabelece que a presunção de veracidade do auto de contraordenação pode ser contrariada por prova em contrário. Ou seja, embora o testemunho do agente seja válido, a condutora pode apresentar sua versão dos factos e solicitar mais elementos que justifiquem a aplicação da coima.

Além disso, a Constituição da República Portuguesa garante o direito à defesa e ao contraditório, permitindo que a condutora recorra da multa, especialmente se acreditar que houve erro na avaliação da situação.

O que fazer nesta situação?
1. Não pagar a multa imediatamente se quiser contestar – O pagamento da coima pode ser interpretado como aceitação da infração.
2. Apresentar defesa formal – No prazo de 15 dias úteis após a notificação, a condutora pode submeter um requerimento ao presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), expondo a sua versão dos factos e solicitando a anulação da multa por falta de provas concretas.
3. Solicitar acesso ao auto de contraordenação – Pode pedir para verificar quais elementos foram registados pelo agente e se há alguma evidência além do testemunho verbal.
4. Testemunhas ou outros meios de prova – Se houver passageiros ou outras pessoas que possam atestar que a condutora não usava o telemóvel, estes podem ser incluídos na contestação.
5. Consultar um advogado – Se a multa for elevada ou se houver risco de inibição de condução, um advogado especializado em contraordenações pode auxiliar na elaboração da defesa.

O caso levanta um debate importante sobre a necessidade de provas concretas na aplicação de multas de trânsito. Sem evidências visuais ou eletrónicas, a contestação pode ganhar força, especialmente se a condutora puder demonstrar que não utilizava o telemóvel. Por outro lado, a legislação atual permite que o testemunho do agente tenha valor probatório, colocando o ónus da prova sobre o condutor.

A questão que fica é: até que ponto a ausência de provas objetivas deveria ser suficiente para justificar uma coima? Em tempos onde a tecnologia permite a recolha de imagens e vídeos de infrações em tempo real, será justo confiar apenas na palavra de uma única testemunha? O debate está lançado.

TAGGED:caso hiláriocasteloCastelo de PaivaCinfãesmulhermultada pelapaivapaiva porpaivensePortugalprovas fotográficasregiãotelemóvelvolante
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Três pessoas constituídas arguídas por lenocínio em Castelo de Paiva
Next Article Comentários na Internet: O que Pode Ser Crime e Como Agir Dentro da Lei Portuguesa
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

17 − 12 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

O texto que enviaste descreve um acontecimento interno do Partido Social Democrata (PSD) no concelho de Cinfães, distrito de Viseu. Aqui vai uma síntese clara do conteúdo:

Eleição no PSD Cinfães Resultado da eleição Linhas orientadoras anunciadas A nova direção destacou três prioridades principais para o mandato:…

Assembleia Municipal de Cinfães aprova reforço de incentivos e transferência de competências

A Assembleia Municipal de Cinfães reuniu-se em sessão ordinária no passado dia…

Do coração de Cinfães às dunas de Marrocos: A odisseia solidária de Artur e Ricardo num clássico de 1989

O que começou como um desejo de aventura automóvel transformou-se numa verdadeira…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Cinfães: Tendais recebe 38.º Festival de Folclore com dois dias de música e tradição

A freguesia de Tendais, em Cinfães, prepara-se para acolher, nos dias 4 e 5 de outubro, a 38.ª edição do…

Penafiel celebra Dia Internacional da Juventude com piscinas gratuitas

No dia 12 de agosto, o Município de Penafiel vai assinalar o Dia Internacional da Juventude oferecendo entrada gratuita nas…

Aluno brasileiro de 9 anos perde dois dedos após agressão em escola de Cinfães

Um aluno brasileiro de 9 anos sofreu a amputação de dois dedos durante o período de aulas na Escola Básica…

Cerimónia religiosa, cortejo e o habitual magusto: Penafiel celebra hoje o seu dia municipal

Nesta terça-feira, 11 de novembro, é um momento de festividade especial em Penafiel, que comemora o seu dia municipal em…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

two × 3 =

Lost your password?