Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Castelo de Paiva contemplado com Projecto Solidário Oeiras 30Mais!
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Castelo de Paiva - Castelo de Paiva contemplado com Projecto Solidário Oeiras 30Mais!

Castelo de PaivaCiência

Castelo de Paiva contemplado com Projecto Solidário Oeiras 30Mais!

Last updated: 17 Abril, 2019 13:42
Redação
Share
SHARE

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva marcou presença, recentemente, na apresentação do Projecto Solidário Oeiras 30Mais!, cuja cerimónia decorreu na Associação Nacional de Municípios Portugueses, em Coimbra, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado da Protecção Civil, Artur Neves, onde foram entregues os Kit’s contendo Ortofotomapas ( com 15 cm de resolução espacial ) e respectiva plataforma informática, oferecidos pela Câmara Municipal de Oeiras aos 30 municípios ( incluindo Castelo de Paiva ) que foram vítimas dos incêndios de Outubro de 2017, com mais de 290 mil hectares de área ardida.

Trata-se de um projecto solidário e inovador para os Municípios que foram afectados por este flagelo dos incêndios, orçado em 467 mil euros para aquisição de ortofotomapas e criação de uma plataforma informática para os 30 municípios identificados, instrumentos essenciais de gestão do ordenamento do território e planeamento, sistemas de informação geográfica, apresentando-se como uma medida efectiva para ajudar na prevenção e combate aos incêndios, potenciando um melhor conhecimento do terreno e, consequentemente, um auxilio precioso na preservação de vidas e território, com especial incidência na ocorrência de calamidades.

A plataforma Oeiras 30Mais é composta por três áreas principais: o Catálogo, o Visualizador e os Serviços, sendo que, no Catálogo de metadados encontram-se descritas as principais características dos temas de informação geográfica elaborados no âmbito do projecto, e o Visualizador permite consultar a informação geográfica presente no servidor de mapas locais e em servidores externos, ao mesmo tempo que, os Serviços possibilitam a consulta de temas de informação geográfica públicos através dos serviços OGCWMS e WFS.

O fornecimento desta informação ao município de Castelo de Paiva vai permitir ajudar a elaborar cartografia topográfica, assim como proceder à demarcação do cadastro das propriedades e elaborar cartografia temática que permita um correcto planeamento de rearborização e ordenamento florestal, numa primeira fase, e à sua gestão e manutenção, numa segunda fase, bem como disponibilizar informações importantes a todos os agentes da protecção civil para que juntos consigam encontrar soluções adequadas para gerir o território de forma mais eficaz.   

Mostrando-se agradecido e sensibilizado com este gesto solidário do Município de Oeiras, o edil paivense Gonçalo Rocha destaca o interesse e a grande utilidade destas “ ferramentas informáticas “ orientadas para a cartografia, agora disponibilizadas ao município de Castelo de Paiva, elogiando os objectivos deste projecto –piloto, possibilitando uma melhor informação sobre o ordenamento do território e o cadastro da propriedade, potenciando uma melhor articulação entre as entidades competentes que actuam no território, garantindo uma informação geográfica adequada, actualizada e mais fiável.

Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Demissão do Governo corre pelos bastidores do PS. E a culpa é da guerra com os professores
Next Article 9ª edição do Festival Ibero-Americana de Clarinete encerra hoje com concerto no Auditório Municipal
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Cinfães: Programa formativo online debate os desafios e o apoio na juventude

O município de Cinfães, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, vai dar continuidade ao seu programa…

Castelo de Paiva: 40.ª edição dos Jogos Desportivos inicia com tributo ao movimento associativoCastelo de Paiva assinalou o 25 de Abril

com o arranque da 40.ª edição dos Jogos Desportivos e Culturais, evidenciando…

Uma tragédia marcou o concelho de Castelo de Paiva na tarde de segunda-feira, com a morte por afogamento de um jovem de 23 anos, residente em Penafiel.

A vítima, Joary Viegas d’Abreu de Monte Cristo, natural de São Tomé…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?