A Autarquia de Castelo de Paiva tem a decorrer o “Programa Radar Social”, uma ação que mobiliza diariamente três profissionais no terreno, percorrendo todo o território concelhio. Esta intervenção é desenvolvida em estreita ligação com os residentes e conta com o apoio das Juntas de Freguesia. A atuação destas equipas no espaço local possibilita a deteção de situações de fragilidade social e a realização de avaliações sociais diretamente no local. A iniciativa procura identificar as necessidades reais de indivíduos e agregados familiares, promovendo simultaneamente o conhecimento das respostas sociais disponíveis no Município. Sempre que se justifique, procede-se ao encaminhamento para os mecanismos de apoio e soluções mais adequadas.
Para reforçar a eficácia deste trabalho, o Radar Social utiliza plataformas de informação geográfica da autarquia, integradas na georreferenciação social. Este recurso tecnológico favorece uma articulação mais eficiente entre os serviços de apoio, a gestão racional dos meios disponíveis e a atualização permanente do diagnóstico social do concelho.
Sob o lema “Traçando Caminhos, Mudando Realidades!”, o programa consolida o compromisso do executivo municipal com uma ação social baseada na proximidade, na solidariedade e na coesão do território. O propósito central é assegurar que a ajuda chega a quem dela mais necessita, no tempo certo, reforçando a ideia de que “estar próximo é cuidar melhor”.


