O concelho de Castelo de Paiva está a marcar presença na FITUR 2026, uma das mais relevantes feiras internacionais de turismo, que decorre em Madrid entre os dias 21 e 25 de janeiro. A participação acontece através do espaço conjunto da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, reforçando a estratégia de promoção do território além-fronteiras.
Integrada numa forte representação regional, a presença na FITUR permite dar visibilidade à diversidade turística do Douro, Tâmega e Sousa, destacando-se o património cultural e natural, o enoturismo, a gastronomia local e uma oferta turística sustentável e diferenciadora, capaz de responder às novas exigências do mercado internacional.

Castelo de Paiva está representado neste certame pela vice-presidente da Câmara Municipal, Susana Sousa, acompanhada pela técnica municipal de turismo. Para a autarca, a participação na FITUR constitui “uma oportunidade estratégica para divulgar o melhor do concelho e afirmar a região do Tâmega e Sousa como um destino turístico autêntico, com experiências únicas e diferenciadoras”.
A FITUR, que vai já na sua 46.ª edição, reúne profissionais do setor turístico de todo o mundo e assume-se como um espaço privilegiado para a apresentação de novos destinos, produtos e tendências. Neste contexto, Castelo de Paiva aposta na promoção de áreas que mais contribuem para a atratividade do território, nomeadamente a gastronomia e os vinhos, o turismo de natureza, o touring cultural e paisagístico, bem como a valorização das Aldeias de Xisto e das Aldeias de Portugal.
A participação no evento inclui ainda a divulgação das principais festas e eventos do concelho, como feiras vínicas e iniciativas culturais, que têm vindo a registar uma crescente adesão de visitantes, contribuindo para a dinamização económica e turística do território.


