Castelo de Paiva, Portugal – O contacto direto com a natureza e a promoção de hábitos de vida mais saudáveis servem de mote para a ECO Caminhada pelas Margens do Arda, um evento que pretende mobilizar a comunidade no dia 6 de setembro de 2026. A organização resulta de uma parceria entre o Município de Castelo de Paiva e a APLauso Padrão, focando-se no duplo objetivo de valorizar o território do concelho e alertar para a urgência da conservação do património natural.
O ponto de partida está agendado para as 09h00, tendo como cenário o Parque de Lazer da Croca Oliveira do Arda. A partir deste local, os participantes vão percorrer um traçado que privilegia a biodiversidade e a beleza paisagística que caracteriza as margens deste curso de água, num convite explícito à desaceleração e à contemplação ambiental.
Para assegurar o bem-estar de quem decide associar-se à causa, a organização garante a entrega de um kit de participante e água para a hidratação ao longo do percurso. O programa guarda ainda um momento de convívio focado nos sabores da região, traduzido numa experiência de degustação de mel que encerra a atividade com uma ligação direta à produção local.
As inscrições para a caminhada são obrigatórias e devem ser efetuadas atempadamente através do formulário digital disponibilizado pelas entidades organizadoras. A participação nesta iniciativa tem um custo fixado em 5 abelhas, um valor simbólico que reforça a ligação à temática da biodiversidade e preservação das espécies que sustentam os ecossistemas locais.


