Chiquinho foi hoje o grande protagonista da goleada da Académica em casa do Benfica B, no encontro que abriu a 28ª jornada da II Liga de futebol, com os ‘estudantes’ a subirem à liderança.
O médio ofensivo marcou dois golos (34 e 66 minutos) e ainda assistiu o Marinho, com um soberbo passe, para o 4-0, depois de Fernando Alexandre ter inaugurado o marcador aos 05.
Após dois empates (Penafiel e Sporting B) e uma derrota (Vitória de Guimarães B), a Académica regressou às vitórias e assumiu o comando da II Liga, com 48 pontos, mais dois do que Arouca e Santa Clara, que têm menos um jogo.
Já o Benfica B e depois de um sucesso (3-1) no reduto do Sporting da Covilhã na última ronda e de um empate (1-1) no Seixal com o Cova da Piedade, voltou a sofrer um desaire e segue no nono posto, com 38.
A caminhada para o êxito dos ‘estudantes’ começou cedo, logo aos cinco minutos, por Fernando Alexandre, que, de cabeça, deu a melhor sequência a um livre marcado na esquerda por Chiquinho.
As ‘águias’, mesmo dificultadas pela pressão contrária, assumiram as despesas ofensivas da partida e, aos 21 minutos, o veloz Heriberto esgueirou-se pela direita e centrou rasteiro e com perigo para a área da ‘briosa’, mas nem Zé Gomes nem Chris Willock conseguiram chegar.
Aos 34 minutos, Chiquinho aumentou a vantagem da Académica para 2-0, numa iniciativa individual em que ludibriou dois adversários, entrou na área e rematou sem hipóteses para o fundo da baliza do russo Ivan Zlobin.
Com o decorrer dos minutos, a ansiedade tomou conta dos benfiquistas, que procuravam reduzir a desvantagem, mas estiveram perto de marcar aos 61 minutos, quando o inglês Willock tirou da frente um defesa dos ‘estudantes’ e rematou forte para grande defesa de Ricardo Ribeiro.
O jogo ficou resolvido aos 66 minutos: Luisinho entrou na grande área ‘encarnada’, driblou o central russo Lystcov e foi derrubado. Na conversão da respetiva grande penalidade, Chiquinho fez o 3-0 para a equipa conimbricense.
Marinho fixou o resultado final (4-0) aos 81 minutos, concretizando uma excelente jogada iniciada nos pés do inevitável Chiquinho.
Jogo disputado no Caixa Futebol Campus, no Seixal.
Benfica B – Académica: 0-4.
Ao intervalo: 0-2.
Marcadores:
0-1, Fernando Alexandre, 05 minutos.
0-2, Chiquinho, 34.
0-3, Chiquinho, 66 (grande penalidade)
0-4, Marinho, 81
Equipas:
– Benfica B: Ivan Zlobin, Kalaica (Alex Pinto, 71), Ferro, Lystcov, Pedro Amaral, Diogo Mendes (Anthony Carter, 54), Martin Chrien (Filipe Soares, 83), Gedson, Chris Willock, Heriberto Tavares e Zé Gomes.
(Suplentes: Fábio Duarte, Alex Pinto, Santiago Ramirez, Filipe Soares, Mesaque, Daniel dos Anjos e Anthony Carter).
Treinador: Hélder Cristóvão.
– Académica: Ricardo Ribeiro, Mike Moura, João Real, Zé Castro, Nélson Pedroso, Fernando Alexandre, Ricardo Guima (Zé Tiago, 73), Chiquinho, Marinho, Balogun (Luisinho, 51) e Donald Djoussé (Diogo Ribeiro, 71).
(Suplentes: Guilherme, Zé Tiago, Brendon Lucas, Mun-Ki, Diogo Ribeiro, Luisinho e Tozé Marreco).
Treinador: Ricardo Soares.
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Kalaica (8 minutos), Nélson Pedroso (11), Ricardo Guima (13), Fernando Alexandre (75).
Assistência: cerca de 550 espetadores.