Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: A mulher das cavernas portuguesa descobriu 5 novas espécies de pseudoescorpiões
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - A mulher das cavernas portuguesa descobriu 5 novas espécies de pseudoescorpiões

Ciência

A mulher das cavernas portuguesa descobriu 5 novas espécies de pseudoescorpiões

Redação
Last updated: 20 Abril, 2018 11:12
Redação
Share
SHARE

Ao longo da última década, Ana Sofia Reboleira já descobriu 49 espécies. Desta vez, a bióloga da Universidade de Aveiro descobriu cinco novas espécies de pseudoescorpiões.

Algarve, Alentejo, Penela e Leiria. Foram estas as quatro cidades onde verdadeira mulher das cavernas portuguesa descobriu cinco novas espécies de pseudoescorpiões.

Os novos pseudoescorpiões descobertos por Ana Sofia Reboleira, bióloga da Universidade de Aveiro, foram anunciados ao mundo na edição de Abril da revista Journal of Arachnology, em colaboração com o investigador Juan Zaragoza, da Universidade de Alicante, em Espanha.

Os cinco pseudoescorpiões pertencem à classe dos aracnídeos e são popularmente conhecidos como falsos-escorpiões. Isto porque, apesar de não terem o ferrão e um longo abdómen, são semelhantes aos escorpiões, explica um comunicado da Universidade de Aveiro (UA).

Ao contrário dos escorpiões, que têm o aguilhão no fim do corpo, com o qual inoculam o veneno, os pseudo-escorpiões são desprovidos dessa estrutura e inoculam o seu veneno nas presas com as pinças.

Robbie Shone / sofiareboleira.weebly.com/

Ana Sofia Reboleira

Com esta nova descoberta, o leque de Ana Sofia Reboleira fica mais preenchido, aumentando para 49 as novas espécies descritas ao longo da última década pela espeleóloga e investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da UA.

Uma das novas espécies, foi descoberta em grutas do maciço calcário do Algarve, e foi baptizada Occidenchthonius goncalvesi em homenagem a Fernando Gonçalves, professor do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

“Esta nova espécie, que tem cerca de dois milímetros de comprimento, é um organismo troglóbio, que significa que está adaptado à vida nas grutas, é despigmentado e carece de estruturas oculares, uma vez que vive num ambiente onde a obscuridade é total”, descreve a bióloga, adiantando que se trata de um animal que só vive em grutas do maciço calcário do Algarve.

Os restantes quatro espécies são a Occidenchthonius alandroalensis, descoberta numa gruta no Alandroal, no Alentejo; a Occidenchthonius algharbicus, descoberta numa gruta do Cerro da Cabeça, no Algarve; a Occidenchthonius duecensis, encontrada no sistema espeleológico do Dueça, em Penela e a Occidenchthonius vachoni, no maciço calcário de Sicó, em Leiria.

“As cinco novas espécies pertencem todas ao mesmo género, portanto são muito similares“, diz a investigadora.

As únicas diferenças entre elas encontram-se “ao nível do padrão da distribuição das sedas, que são as estruturas sensitivas do organismo e das estruturas reprodutoras, bem como as proporções relativas das diferentes partes corporais e a presença de estruturas especializadas”, conclui.

Fonte: ZAP

TAGGED:ANIMAISBiologiaciênciaCiência & SaúdeDestaqueEspeleologia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article António Costa anuncia aumento do salário mínimo em 2019
Next Article Metro do Porto ameaça cortar todas as linhas na próxima semana
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

twenty − eighteen =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Data simbólica assinala passo decisivo na ligação Entre-os-Rios–Rans

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Ricardo Cardoso, considerou esta sexta-feira “um passo decisivo para o desenvolvimento…

Cinfães recebe nova edição da Feira da Terra

O Município de Cinfães promove, no próximo dia 1 de março, mais…

Cinfães reforça apoio ao associativismo desportivo

O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Carlos Cardoso, acompanhado pelo vereador…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Há “100 mil empregos” em risco nas lojas de rua e centros comerciais

Fran Simó / Flickr A Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) revelou que há 100 mil postos de…

Vinho mata até 99% das bactérias que causam infeções na garganta e cáries, afirma estudo

Eis mais um bom motivo para tomar uma taça de vinho: Um estudo da Universidade de Pavia, em Itália, publicado…

Polícia Judiciária suspeita de subornos milionários na Parque Escolar

José Coelho / Lusa A Polícia Judiciária suspeita de vários casos de subornos na Parque Escolar. A Unidade Nacional de…

Governo quer acabar com penhoras de casas para pagar dívidas ao Fisco

Tiago Petinga / Lusa A medida deve ser discutida ainda até ao final de 2018 O executivo de António Costa…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

nineteen + 4 =

Lost your password?