Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Ciência - A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

CiênciaTecnologia

A radiação do seu telemóvel pode estar a matar insetos

Last updated: 23 de Setembro, 2020
Redação
Share
2 Min Read
SHARE

(CC0/PD) ykaiavu / Pixabay

Um novo estudo sugere que a radiação dos telemóveis pode ter contribuído para o declínio dramático das populações de insetos na Europa nos últimos anos.

A radiação eletromagnética dos telemóveis e as redes Wi-Fi podem ser uma das causas da diminuição das populações de insetos em grande parte da Europa nos últimos anos. A teoria surge num estudo que analisou vários outros artigos científicos que demonstraram o impacto negativo da radiação em abelhas, vespas e moscas.

O artigo científico ainda carece de revisão por pares, mas pode ser consultado através deste link.

De acordo com o Phys, especialistas da União para a Conservação da Natureza e Biodiversidade da Alemanha (NABU) e de outras duas organizações não-governamentais (ONGs), uma alemã e outra luxemburguesa, analisaram 83 pesquisas consideradas cientificamente relevantes, das quais 72 advertiam para as consequências da radiação.

À AFP, Johannes Enssle, diretor da NABU, explicou que “o tema é incómodo para muitos de nós porque interfere com os nossos hábitos diários“, além de existirem “poderosos interesses económicos por trás da tecnologia da comunicação móvel”.

Entre os efeitos, os especialistas detalharam uma capacidade reduzida de movimentação dos animais devido à alteração dos campos magnéticos, assim como danos no material genético e em larvas.

A radiação dos telemóveis e redes Wi-Fi também abre canais de cálcio em certas células, provocando a absorção de mais iões deste elemento químico, alterando os ritmos circadianos e o sistema imunológico dos insetos.

“O estudo mostra que devemos manter os olhos abertos em todas as direções quando analisamos as causas da dramática diminuição das populações de insetos”, rematou Enssle.


TAGGED:BiologiaCiência & SaúdeDestaqueRadiaçãoTecnologia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Veneno de tarântula pode ser benéfico no tratamento de dores viscerais
Next Article Açores vão dar incentivo financeiro a quem fizer teste da covid-19 antes de visitar região
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva convoca população para exercício sísmico nacional a 5 de novembro

Iniciativa preventiva visa ensinar três gestos fundamentais para garantir a segurança em caso de sismo

Residência Universitária de Penafiel acolhe estudantes de 4 nacionalidades distintas

Autarquia entregou kits de boas-vindas numa iniciativa para reforçar a integração académica…

Câmara de Cinfães corta trânsito no Lugar da Ermida durante 14 dias para obras

Intervenção de consolidação de escarpas obriga a desviar circulação em Oliveira do…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?