Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Afinal, os corais são contemporâneos dos dinossauros
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Ciência - Afinal, os corais são contemporâneos dos dinossauros

Ciência

Afinal, os corais são contemporâneos dos dinossauros

Last updated: 16 de Agosto, 2018
Redação
Share
2 Min Read
SHARE

(CC0/PD) joakant / pixabay

Os cientistas descobriram que as algas que suportam os corais começaram a aparecer durante o período Jurássico Médio, ainda antes da extinção dos dinossauros – 100 milhões de anos antes do que pensávamos.

Um grupo internacional de cientistas descobriu que a associação entre os corais e seus simbiontes, as microalgas, começou a aparecer há cerca de 160 milhões de anos, e não há 60 milhões como se pensava até então.

A investigação, publicada na quarta-feira no Science Daily, demonstra assim que os atuais recifes de corais são contemporâneos dos dinossauros.

As microalgas, também conhecidas como zooxantela, vivem nas células dos corais e permitem que estes captem energia solar para construir formações de recifes, que servem de habitat para diversos organismos marinhos.

De acordo com um dos autores do estudo, o professor Todd LaJeunesse da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a associação com as microalgas foi “uma das principais razões para o sucesso dos corais modernos”.

Tal como aponta o estudo, os cientistas realizaram uma análise de ADN das microalgas, um estudo filogenético e comparações genómicas, e descobriram que os simbiontes apareceram e começaram a sua associação com o coral durante o período Jurássico Médio, antes da extinção dos dinossauros.

Os cientistas observaram ainda que, ao longo da sua existência, as associações entre os corais e os seus simbiontes sobreviveram a muitos episódios de mudanças climáticas – inclusive à extinção dos dinossauros.

Esta capacidade de superar as adversidade climáticas sugere ao cientistas que, apesar da crescente preocupação com o aquecimento global, os corais podem também sobreviver a mais uma alteração drástica no clima.

TAGGED:BiologiaCiência & SaúdeDestaqueNatureza
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Cientistas descobrem que o som tem massa (e é negativa)
Next Article Governo quer acabar com reforma obrigatória aos 70 anos na função pública
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Lar Residencial de Nojões abre com 30 vagas para apoio à terceira idade

Equipamento social em Real recebeu investimento de dois milhões de euros e já tem lotação esgotada

Montijo lança aplicativo nacional para primeiras 72 horas de catástrofes

Ferramenta gratuita prepara famílias portuguesas para as primeiras 72 horas de emergência

Castelo de Paiva inicia obras de requalificação viária na freguesia de Sobrado

Intervenções visam melhorar as acessibilidades locais e reforçar a segurança rodoviária

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?