Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Investigadores construíram um dispositivo que gera eletricidade a partir da frieza do Espaço
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Ciência - Investigadores construíram um dispositivo que gera eletricidade a partir da frieza do Espaço

CiênciaTecnologia

Investigadores construíram um dispositivo que gera eletricidade a partir da frieza do Espaço

Last updated: 14 de Maio, 2019
Redação
Share
3 Min Read
SHARE

Ivan Kodzhanikolov / Flickr

Sem o Sol, a Terra arrefeceria lentamente. Esse facto é particularmente evidente em noites claras, quando o calor do nosso planeta, desbloqueado pelas nuvens, se espalha na escuridão do espaço. 

Agora, investigadores da Universidade de Stanford desenvolveram um dispositivo que pode aproveitar esse fluxo de calor e criar eletricidade. O dispositivo experimental é um pouco como um painel anti-solar, dado que possui um sistema optoeletrónico semelhante.

No entanto, em vez de usar a radiação recebida do Sol, usa radiação de saída da Terra. Conforme relatado na Applied Physics Letters, o sistema usa o efeito negativo de iluminação. O semicondutor infravermelho gera eletricidade à medida que o calor sai da superfície do dispositivo.

“A vastidão do universo é um recurso termodinâmico”, disse em comunicado o coautor do estudo, Shanhui Fan. “Em termos de física optoeletrónica, existe realmente a simetria muito bonita entre colher radiação e radiação de saída.”

Existe uma grande diferença de temperatura entre a Terra e o Espaço. Mesmo nos locais mais frios do nosso planeta, ainda há uma diferença de pelo menos 200°C. As limitações do dispositivo não estão nas condições externas, mas na tecnologia.

O dispositivo atual produz apenas uma corrente de 64 nanowatts por metro quadrado. “A quantidade de energia que podemos gerar com este dispositivo, de momento, está muito abaixo do limite teórico“, explicou o autor Masashi Ono.

O limite teórico para o dispositivo seria quatro watts por metro quadrado, cerca de um milhão de vezes mais do que o obtido nas primeiras experiências. Enquanto seria uma grande melhoria, ainda estaria muito abaixo do que um painel solar pode fazer (até 200 watts por metro quadrado), mas o suficiente para ser de interesse.

Nesta fase, é apenas uma prova de conceito. Nenhum outro dispositivo optoeletrónico conseguiu gerar eletricidade a partir da frieza do Espaço. A equipa está interessada em maneiras de melhorar o dispositivo para garantir que os materiais utilizados sejam os melhores para o trabalho em questão.

As aplicações para esta tecnologia não são apenas sobre o uso da frieza do universo. O dispositivo poderia ser usado para recuperar parte do calor desperdiçado pelas máquinas.

TAGGED:Ciência & SaúdeDestaqueEnergiaEspaçoTecnologia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Apostas online: “Ser competitivo com empresas ilegais é duro”
Next Article Drone revela pontos radioativos desconhecidos na floresta de Chernobyl
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

André Valente e Amélia Vieira vencem primeira Rampa de Sobrado em atletismo

A corrida teve uma extensão de 1,3 quilómetros, com a partida a ser dada no final da Avenida General Humberto…

Silvia Vieira traz a exposição O Terceiro Corpo à Biblioteca Arquivo Municipal de Felgueiras

Felgueiras, Portugal – O espaço da Biblioteca Arquivo Municipal de Felgueiras acolhe,…

Castelo de Paiva atribui 92 bolsas de estudo a estudantes do Ensino Superior

A iniciativa procura conciliar o reconhecimento do mérito escolar com a resposta…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?