Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: As fezes dos pinguins soltam gás hilariante. Estão a “enlouquecer” cientistas e a estragar o ambiente
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Ambiente - As fezes dos pinguins soltam gás hilariante. Estão a “enlouquecer” cientistas e a estragar o ambiente

AmbienteCiência

As fezes dos pinguins soltam gás hilariante. Estão a “enlouquecer” cientistas e a estragar o ambiente

Last updated: 20 de Maio, 2020
Redação
Share
4 Min Read
SHARE

reevej / Flickr

As fezes dos pinguins soltam óxido nitroso – também chamado “gás hilariante” – que enlouquece os cientistas que os estudam e causa estragos no meio ambiente.

Um novo estudo conduzido por investigadores dinamarqueses revelou que as fezes produzidos pelas espécies de pinguins-rei na Antártida emitem tanto óxido nitroso (N2O) que afeta o estado mental dos investigadores que passam muito tempo com eles.

De acordo com o ScienceAlert, o N2O é um composto químico incolor e inodoro que normalmente chamado de “gás hilariante” devido aos efeitos colaterais eufóricos que causa nos seres humanos.

Este composto químico foi usado pela primeira vez para inventar anestesia cirúrgica ou odontológica em meados da década de 1880 e continua a ser usado para fins sedativos por profissionais médicos.

O novo estudo, publicado em maio na revista científica Science of The Total Environment, constatou que as fezes dos pinguins-rei contêm quantidades abundantes desse composto. “O pinguim-guano produz níveis significativamente altos de óxido nitroso em torno das suas colónias”, disse Bo Elberling, do Departamento de Geociências e Gestão de Recursos Naturais da Universidade de Copenhaga e co-autor do estudo.

Investigadores enviados à Antártida para estudar os pinguins-rei no seu habitat natural na ilha da Geórgia do Sul observam os animais durante horas.

“Depois de bisbilhotar em guano durante várias horas, uma pessoa fica completamente afetada. A pessoa começa a sentir-se doente e com dor de cabeça”, explicou Elberling.

Os altos níveis do produto químico libertado das fezes do pinguim são causados pela sua dieta rica em krill e peixe. Ambos contêm altos níveis de nitrogénio. Quando o nitrogénio é libertado das fezes, penetra no solo e nas bactérias do solo. Lá, o nitrogénio é convertido em óxido nitroso.

O óxido nitroso também tem um enorme efeito no ambiente: é 300 vezes mais potente em poluir o ar do que o dióxido de carbono.

Poucas estudos anteriores ligaram os efeitos do derretimento dos glaciares com o surgimento de novos territórios terrestres fertilizados pelas fezes da vida selvagem. No entanto, é possível que animais como pinguins contribuam para o aumento de gases de efeito estufa.

O novo estudo focou as consequências do derretimento do Ártico nos fluxos de gases de efeito estufa em relação à fertilização de novos territórios do solo abertos pelos glaciares em retirada.

Os investigadores concentraram-se na produção de três compostos diferentes: dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, e examinaram-nos em conexão com a colónia de pinguins-rei na baía de St. Andrews.

O consumo de metano nas áreas da colónia diminuiu enquanto a produção de dióxido de carbono e óxido nitroso aumentou. Os níveis de óxido nitroso também foram baixos perto do glaciar, longe dos pinguins, sugerindo uma forte correlação entre a atividade da colónia e os níveis de emissão de óxido nitroso.

Os resultados indicam que, se a colónia continuar a expandir-se para novos territórios sem gelo causados ​​pelo derretimento dos glacires, os níves de gases de efeito estudo poderá aumentar ainda mais.

TAGGED:AmbienteANIMAISAntártidaBiologiaCiência & SaúdeDestaque
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Ponte pedonal suspensa dos passadiços de Arouca está praticamente concluída
Next Article Para empresa retomar atividade basta um trabalhador sair do lay-off
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Penafiel abre período de candidaturas para a sua nova residência universitária

Penafiel, Portugal – Os estudantes que elegeram Penafiel para o seu percurso académico no ensino superior têm, a partir de…

Federação das Associações da Diáspora reforça rede internacional em encontro realizado em Viseu

A Federação das Associações da Diáspora (FAD) realizou, nos dias 8 e…

Cônsul honorária de Cabo Verde para os distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu reforça cooperação institucional entre o Rio de Janeiro e o interior português durante visita oficial à cidade maravilhosa

A cônsul honorária da República de Cabo Verde em Portugal para os…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?