Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Cientistas apanharam um louva-a-deus a pescar na Índia
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Cientistas apanharam um louva-a-deus a pescar na Índia

Ciência

Cientistas apanharam um louva-a-deus a pescar na Índia

Redação
Last updated: 27 Setembro, 2018 10:45
Redação
Share
SHARE

R. Puttaswamaiah

Os louva-a-deus são capazes de capturar e comer vários tipos de animais, desde insetos, lagartos, pequenos pássaros e até cobras e sapos. O que ainda não se sabia é que este animal era capaz de pescar – até então.  

Um grupo de cientistas observou, pela primeira vez, um louva-a-deus na Índia a alimentar-se de um peixe. De acordo com um novo estudo, publicado na semana passada, esta é a primeira vez que o comportamento é observado.

O comportamento do inseto – um enorme exemplar de louva-a-deus asiático (Hierodula tenuidentata) não foi manipulado. A equipa de investigação, liderada por Roberto Battiston, dos Museus Canal de Brenta, na Itália, começou a estudar o comportamento do animal depois de um dos investigadores o ter observado no seu quintal.

O jardim da casa do investigador tinha um pequeno largo artificial cheio de pequenos peixes (guppy), onde o louva-a-deus capturou nove dos quarenta peixes.

Durante o processo de caça, o inseto caminhava sobre as folhas e as plantas aquáticas, usando-as como plataformas de pesca. Quando estava no topo, esperava pacientemente pela aproximação das presas, apanhando-as ao cravar as suas poderosas pata dianteiras.

Os cientistas observaram o comportamento do animal durante cinco dias, provando que um macho adulto da espécie é capaz de pescar e devorar pequenos peixes. Depois do quinto dia consecutivo, o louva-a-deus não voltou ao local.

A investigação sugere que os louva-a-deus são capazes de aprender coisas complexas, já que os peixes movem-se de forma diferente dos outros insetos e animais que os louva-a-deus costumam caçar. Além disso, estes insetos demonstraram ser capazes de desenvolver habilidades técnicas e estratégicas de pesca.

Contudo, ressalta o estudo, “a abundância da presa num lugar particular associado à facilidade de capturar as suas propriedades nutricionais podem ter sido fatores importantes para este comportamento, podendo influenciar indiretamente a aptidão individual que deverá ser estudada posteriormente”.

A espécie demonstrou ainda capacidades visuais, uma vez que os animais capturavam os pequenos peixes entre o fim do dia e a madrugada.

“É uma crença comum que os insetos são organismos simples e de difícil conexão. No entanto, os insetos são capazes de comportamentos incrivelmente complexos”, considerou Gavin Svenson, um entomologista do Museu de História Natural de Cleveland, em declarações à National Geographic.

“Acredito que estamos apenas a arranhar a superfície do que sabemos sobre estes insetos”, rematou o especialista que não estive envolvido na pesquisa.

TAGGED:ANIMAISBiologiaCiência & SaúdeDestaqueÍndia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Universo paralelo com uma física diferente parece ter colidido com o nosso
Next Article Quase todas as vagas que sobram no ensino superior estão no interior
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

six + twelve =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Assembleia Municipal de Castelo de Paiva reúne em sessão extraordinária a 17 de janeiro

Orçamento, taxas municipais e plano de recrutamento para 2026 em análise nos Paços do Concelho

Castelo de Paiva celebra a tradição com o XXVI Encontro de Cantares das Janeiras

Evento realiza-se a 10 de janeiro na Tenda Gigante e junta dezenas…

Setor da habitação mantém crescimento sólido até outubro de 2025

Licenciamento, crédito à habitação e consumo de cimento registam evoluções positivas

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Governo admite soluções para retoma da diversão noturna

Isabella Mendes / Pexels Jamila Madeira garante que o Governo está a estudar soluções para a retoma dos negócios da…

Cientista português procura vida em Marte. Missão passa por Cabo Verde e salinas de Aveiro

Kevin Gill / Flickr Um cientista português que lidera uma unidade de astrobiologia em Macau disse hoje à Lusa que…

Ministro das Finanças não exclui Orçamento Retificativo em 2021

Mário Cruz / Lusa O ministro das Finanças, João Leão, diz que não seria sério se excluísse a necessidade de…

Braço direito de Salgado e Cadosch reuniram-se secretamente para esconder buraco no GES

Mário Cruz / LusaAmílcar Morais Pires, ex-administrador do BES Amílcar Morais Pires reuniu-se secretamente com o presidente da Eurofin, Alexandre…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

two × two =

Lost your password?