Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Cientistas criam “tatuagem biomédica” para detetar vários tipos de cancro
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Ciência - Cientistas criam “tatuagem biomédica” para detetar vários tipos de cancro

Ciência

Cientistas criam “tatuagem biomédica” para detetar vários tipos de cancro

Last updated: 21 Abril, 2018 22:00
Redação
Share
SHARE

(dr) ETH Zurich

Cientistas suíços desenvolveram uma “tatuagem biomédica” que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro.

Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma “tatuagem biomédica” que, quando colocada debaixo da pele, permite detetar quatro tipos de cancro ainda na fase precoce da doença: próstata, pulmão, cólon e mama.

O implante subcutâneo, um sensor composto por uma rede genética que se coloca nas células humanas, muda de cor quando regista alterações no nível de cálcio no sangue.

Quando esse nível supera um determinado limite, durante um longo período de tempo, ativam-se uma série de sinais gerados pela produção de pigmento endógeno nas células geneticamente modificadas o que, por sua vez, faz com que a mancha originada pelo implante escureça, alertando assim o seu utilizador.

Martin Fussenegger, médico e autor principal do estudo, explica que a mancha em questão “não significa que a pessoa vai morrer em breve”, antes pelo contrário, já que uma deteção precoce da doença aumenta a possibilidade de sobrevivência.

Além disso, o investigador considera que o mesmo conceito também poderá vir a ser aplicado noutras doenças como, por exemplo, patologias degenerativas e desordens hormonais.

Para já, esta novidade, publicada na revista científica Science Translational Medicine, só foi testada em animais de laboratório e a equipa reconhece que ainda faltam alguns anos para que o produto se encontre pronto para ser comercializado.

O instituto suíço recorda que, para avançar nessa direção, é preciso continuar a dar provas clínicas que são particularmente trabalhosas e com um elevado custo monetário, algo que o grupo de trabalho não consegue financiar sozinho.

No caso do cancro da mama, só uma em quatro mulheres tem possibilidades de cura se a doença for detetada tardiamente, quando comparado com os 98% se se detetar o cancro precocemente. No caso da próstata, a taxa ronda atualmente os 32% e o cólon 11%.

Fonte: ZAP

TAGGED:CancroCiência & SaúdeDestaqueInovaçãosaúdeSuíça
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Vale do Sousa: Dupla armada arromba grades com BMW
Next Article Encontrada a primeira prova de experimentação cirúrgica num animal
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Teatro, caminhadas e futebol animam os próximos dias em Castelo de Paiva

Entre os destaques da programação encontra-se a exibição do filme “Tudo me lembra de Ti”, agendada para sexta-feira, dia 15,…

Projeto “A Serra da Aboboreira vai à escola” sensibiliza alunos para a preservação ambiental

Integrada no Plano de Atividades do Serviço Educativo da PPRSA, a iniciativa…

Castelo de Paiva promove 19.ª edição da Feira Social nos dias 29 e 30 de maio

Organizado pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, em parceria com o…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?