Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Cientistas descobrem como bactérias evoluem após colonizarem novo ambiente
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Ciência - Cientistas descobrem como bactérias evoluem após colonizarem novo ambiente

Ciência

Cientistas descobrem como bactérias evoluem após colonizarem novo ambiente

Last updated: 8 Abril, 2018 23:32
Redação
Share
SHARE

As bactérias evoluem seguindo um padrão comum depois de colonizar um novo ambiente, segundo concluíram cientistas espanhóis que compararam os dados genómicos de diferentes habitats.

As bactérias são os primeiros seres vivos que colonizam e geram novos ecossistemas, como os resultados de uma erupção vulcânica, o retrocesso das geleiras e o intestino de um bebé.

Segundo explicou Rüdiger Ortiz, investigador do espanhol Centro de Estudos Avançados de Blanes (CEAB-CSIC) e primeiro autor do estudo, as bactérias são a base de todo ecossistema, estão presentes em todo o planeta e sobrevivem em qualquer ambiente. Inclusive há habitats nos quais só elas podem viver.

São os primeiros seres vivos a chegar e os únicos capazes de preparar um ambiente desabitado para facilitar a chegada de outras espécies.

Segundo Ortiz, poder compreender as mudanças de uma comunidade microbiana, ou microbioma, e o papel que têm no futuro do ecossistema pode ajudar a restaurar e conservar habitats, a entender a dinâmica das bactérias que habitam o nosso sistema digestivo e prever a colonização de outros planetas.

Esta compreensão é o que estudou a equipa de microbiólogos do CEAB-CSIC, a primeira que faz isso de forma quantitativa e comparando uma grande diversidade de habitats e microbiomas, através do sequenciamento em massa do ADN.

O trabalho, publicado em fevereiro na revista “The ISME Journal”, demonstrou que as comunidades microbianas de um habitat tendem a parecer-se entre si e que, independentemente do ambiente que se estude, evoluem seguindo o mesmo padrão natural.

Fonte: ZAP

TAGGED:ADNCiência & SaúdeDestaqueGenéticaMicrobiologia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article PS à espera de soluções dos partidos que “estragaram” lei vetada pelo Presidente
Next Article Município de Penafiel promove Curso de Formação de Nadadores Salvadores
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva: 40.ª edição dos Jogos Desportivos inicia com tributo ao movimento associativoCastelo de Paiva assinalou o 25 de Abril

com o arranque da 40.ª edição dos Jogos Desportivos e Culturais, evidenciando o forte espírito associativo do município. A autarquia…

Uma tragédia marcou o concelho de Castelo de Paiva na tarde de segunda-feira, com a morte por afogamento de um jovem de 23 anos, residente em Penafiel.

A vítima, Joary Viegas d’Abreu de Monte Cristo, natural de São Tomé…

A Caminhada da Família voltou a afirmar-se como uma iniciativa de forte adesão comunitária em Cinfães

reunindo cerca de 150 participantes numa manhã dedicada ao exercício físico, ao…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?