Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Cientistas encontram microfibras de ganga em amostras de água do Ártico
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Ambiente - Cientistas encontram microfibras de ganga em amostras de água do Ártico

AmbienteCiência

Cientistas encontram microfibras de ganga em amostras de água do Ártico

Last updated: 8 de Setembro, 2020
Redação
Share
2 Min Read
SHARE

lucasartoni / Flickr

Investigadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram microfibras de roupa de ganga em amostras de água e sedimentos marinhos do Ártico.

De acordo com o site IFLScience, os cientistas descobriram microfibras de roupa de ganga em amostras de água dos Grandes Lagos da América do Norte (23%), dos lagos suburbanos de Ontário (12%) e do Arquipélago Ártico Canadiano (20%).

A equipa também encontrou uma única microfibra deste tipo na barriga de um peixe, da espécie Osmerus mordax, nos Grandes Lagos.

Os investigadores, cujo estudo foi publicado, a 2 de setembro, na revista científica Environmental Science & Technology Letters, descobriram que as estações de tratamento de águas residuais bombeiam cerca de mil milhões destas microfibras por dia.

A equipa também concluiu que colocar um único par de calças de ganga para lavar pode libertar cerca de 50 mil microfibras por ciclo de lavagem.

Embora não seja ainda claro se isto terá algum efeito negativo na vida marinha, é certo que a indústria da ganga tem um grande impacto no ambiente. Segundo o mesmo site, são necessários quase seis mil litros de água para cultivar a quantidade de algodão necessária para fazer um par de calças de ganga.

Além disso, para aumentar a sua durabilidade, os fabricantes destas peças de roupa usam químicos que, mais tarde, podem acabar nos sistemas de água. Um bom exemplo disso, recorda o IFLScience, é a cidade chinesa de Xintang. Conhecida como “capital mundial da ganga”, aqui, por vezes, os rios ficam azuis por causa da produção deste vestuário.

As calças de ganga são uma das peças de roupa mais populares em todo o mundo. Em 2018, foram vendidos mais de 4,5 mil milhões de pares a nível mundial.


TAGGED:AmbienteÁrticoCiência & SaúdeDestaquePoluição
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Presidente da Netflix é contra o teletrabalho. “Não traz nada de positivo”
Next Article Pacientes com covid-19 apresentam danos pulmonares semanas após terem alta, revela estudo
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva debate envelhecimento ativo com foco na autonomia sénior

Centro de Interpretação da Cultura Local acolheu sessão dedicada aos benefícios da atividade física na maturidade

Biblioteca Municipal de Cinfães assinala 13 anos com Pedro Chagas Freitas

O escritor apresenta a sua obra mais recente no dia 20 de…

Castelo de Paiva apoia oitava edição da Rampa e Caminhada de S. Gens

Iniciativa marcada para 27 de setembro de 2026 alia atividade física e…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?