Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Corrimento nasal permanente era afinal uma fuga de fluido do cérebro
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Corrimento nasal permanente era afinal uma fuga de fluido do cérebro

Ciência

Corrimento nasal permanente era afinal uma fuga de fluido do cérebro

Last updated: 11 Maio, 2018 11:15
Redação
Share
SHARE

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=eUkyJRIpTGM?feature=oembed&w=700&h=394]

Uma mulher norte-americana sofreu durante cerca de dois anos de corrimento nasal permanente e os médicos disseram-lhe que era das alergias. Mas afinal, era uma fuga de fluido do cérebro.

Kendra Jackson, de 52 anos, começou a ter este corrimento nasal há cerca de dois anos e meio, depois de ter tido um acidente de viação, onde bateu com a cara no painel de controle do carro, segundo relata a CNN.

O corrimento era acompanhado por tosse, espirros e enxaquecas. Kendra Jackson consultou vários médicos que lhe disseram que o problema era das alergias, e tomou diversos tipos de medicamentos, mas nada resultou.

Até que, finalmente, neste ano, foi diagnosticada com a origem do problema. Não se trata, afinal, de muco nasal, mas de uma fuga do fluido cerebrospinal, também conhecido por líquido cefalorraquidiano (LCR), que se deve a um pequeno buraco no crânio.

O fluido cerebroespinal é incolor e tem por função envolver e proteger o cérebro e a espinal medula, ajudando também a remover resíduos e a distribuir nutrientes e outras substâncias pelo Sistema Nervoso Central.

“É um fluido que, na verdade, cobre o cérebro”, porque “o crânio é uma caixa fixa e o cérebro é um órgão macio e suave” que “precisa de ser protegido” dos movimentos dentro dessa “caixa dura”, como salienta à CNN a rinologista Christie Barnes que operou Kendra Jackson.

É portanto uma espécie de “almofada para o cérebro e para a espinal medula”, acrescenta Christie Barnes.

O fluido cerebrospinal está em constante produção no cérebro, sendo normalmente absorvido pela corrente sanguínea através da dura-máter, a membrana mais externa do cérebro e da espinal medula.

No caso de Kendra Jackson, um pequeno buraco no osso que separa as cavidades nasais e craniais, a chamada placa cribriforme, permitia a saída do fluxo para o nariz e para a boca.

Christie Barnes explica que a placa cribriforme é uma parte do cérebro que é “muito fina, menor do que uma batata frita”, e, portanto, um dos “locais mais comuns” para as fugas de LCR.

Estas fugas, que colocam a vida em risco e que aumentam as probabilidades de se sofrerem infecções como a meningite, são raras e são, habitualmente, provocadas por traumas na cabeça ou cirurgias.

O acidente de viação que sofreu pode explicar o caso de Kendra Jackson que perdia cerca de meio litro de fluido por dia.

“Ela acordava de manhã, depois de dormir na vertical numa cadeira, e toda a frente da camisa estava molhada com o fluido. Era muito fluido”, explica à CNN Christie Barnes.

A situação da norte-americana foi resolvida com uma cirurgia para tapar o pequeno buraco, com recurso a “tecido do interior do nariz” e a “alguma gordura abdominal”, como conta a rinologista.

Kendra Jackson diz à CNN que o corrimento parou, depois da cirurgia, mas queixa-se de que as enxaquecas continuam.

Fonte: ZAP

TAGGED:ciênciaCiência & SaúdeDestaqueEUAmedicinasaúde
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Provedora de Justiça diz que lei do financiamento dos partidos viola Constituição
Next Article Ministro da Economia omitiu ter trabalhado com Manuel Pinho
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Polícia impede atropelamento em massa durante procissão na Nazaré

Condutor avançou com viatura sobre percurso de peregrinos e gerou momentos de pânico

Cores Sem Valor: Hospital de Penafiel Ignora Protocolo de Manchester com Esperas de 4 Horas

Relatos diretos confirmam que, mesmo com apenas oito pessoas a aguardar atendimento,…

Lisboa: Casa do Concelho de Tomar encerrou ciclo de seminários com sessão sobre ensino superior

A sessão marcou o encerramento de um ciclo de três encontros iniciado…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

jplenio / Pixabay Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam…

Chuva e vento vão manter-se pelo menos até domingo

Ken Colwell / Flickr A chuva e o vento forte vão manter-se no continente pelo menos até domingo devido aos…

Novo Banco em banho-maria (há 5 cenários possíveis e a Banca teme a “bomba atómica”)

Manuel de Almeida / LusaO ministro das Finanças, João Leão O travão às transferências para o Novo Banco na votação…

Robô implorou para não ser desligado (e algumas pessoas sentiram pena dele)

joelkuiper / Flickr O pequeno robô Nao Alguns voluntários de um novo estudo, publicado esta semana, mostraram simpatia por um…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?