Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Em 35 anos, a maior colónia de pinguins-rei diminuiu quase 90%
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Ciência - Em 35 anos, a maior colónia de pinguins-rei diminuiu quase 90%

Ciência

Em 35 anos, a maior colónia de pinguins-rei diminuiu quase 90%

Last updated: 3 de Agosto, 2018
Redação
Share
4 Min Read
SHARE

liamq / Flickr

Situada na ilha Aux Couchons, no Sul do oceano Índico, a maior reserva de pinguins-rei era constituída por 500 mil casais nos anos 80. Hoje, são apenas 60 mil.

Nos últimos 35 anos, a maior reserva de pinguins-rei (Aptenodytes patagonicus) diminuiu 88%. Esta reserva situa-se na ilha Aux Couchons, no Sul do oceano Índico.

Esta ilha tem uma áres de apenas 67 quilómetros quadrado e é uma das três ilhas do quase inacessível arquipélago de Crozet, parte dos territórios austrais franceses, que é reserva natural desde 1938. Quando a colónia de pinguins-rei foi descoberta, em 1962, foi automaticamente distinguida como a maior colónia da espécie do mundo.

A partir das fotografias tiradas na altura, estimou-se que a colónia fosse constituída por 300 mil casais. Nos anos 80, a colónia aumentou para 500 mil, mas hoje, e com base nas imagens de alta resolução captadas no ano passado, o número de casais desta espécie é de apenas 60 mil, avança o jornal Público.

Henri Weimerskirch, um dos autores principais do estudo e ecologista no Centro de Estudos Biológicos de Chize, refere que esta descoberta foi “completamente inesperada“, além de ser “particularmente significativa“, dado que a colónia representa um terço de todos os pinguins-rei de todo o mundo.

De acordo com o Science Daily, as imagens captadas por um satélite apontavam para um aumento do número de casais nos anos 80. Ao todo, estimava-se que a colónia era constituída por mais de dois milhões de pinguins-rei.

Os dados sugerem que o número de casais tenha começado a diminuir no ano de 1990, anos que coincidiu com o aumento da temperatura das águas do oceano Índico, e que empurrou involuntariamente peixes e lulas para longe do arquipélago – estes animais são a base de alimentação destes pinguins.

Segundo o artigo científico, publicado recentemente na Antarctic Science, este fenómeno afetou “negativamente as capacidades de alimentação” dos pinguins na ilha De La Possession, a 100 quilómetros da ilha Aux Couchons, e os especialistas afirmam que os pinguins-rei de Aux Couchons também foram afetados.

Além do decréscimo da população, esta problemática traduziu-se também num fraco sucesso reprodutivo para todos os pinguins-rei da região.

Esta pode ser uma das explicações, mas os cientistas descrevem ainda outros fenómenos como causa deste decréscimo brusco, como o facto de, em 2005, ter sido identificada uma nova colónia, mais pequena e mais próxima da praia, que não existia em 1962.

No entanto, não parece haver qualquer ligação entre o aparecimento da nova colónia e o desaparecimento de um número tão grande de indivíduos da colónia mais antiga.

Outra das razões apontadas pelos especialistas prende-se com as doenças e parasitas. Contudo, é necessária mais investigação no que diz respeito a esta temática. Investigação e conclusões que se tornam cruciais, isto porque o declínio desta população “ainda está a acontecer” e as causas “parecem estar ativas”, lê-se no artigo científico.

TAGGED:ANIMAISBiologiaciênciaCiência & SaúdeDestaque
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Pedras nos rins: conheça as causas e saiba como evitar
Next Article O Sol muda de tamanho a cada 11 anos (e ninguém sabe porquê)
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Incêndio urbano mobiliza bombeiros em Fornos

Segundo as primeiras informações recolhidas junto das autoridades, ainda não são conhecidas as causas que estiveram na origem do sinistro

Câmara Municipal de Paredes promove nona edição do Nyckelharpa Meeting de 13 a 15 de novembro

O programa inclui exposições, workshops de manutenção do instrumento tradicional e um…

Escola Secundária de Cinfães assinala 40 anos de atividade no ensino concelhio

Cerimónia reuniu autarcas e comunidade educativa para celebrar quatro décadas de percurso…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?