Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Esta empresa está a produzir “carne” feita de ar
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Ambiente - Esta empresa está a produzir “carne” feita de ar

AmbienteCiênciaTecnologia

Esta empresa está a produzir “carne” feita de ar

Last updated: 19 Novembro, 2019 14:52
Redação
Share
SHARE

Enquanto várias startups estão a vender “carne” feita de plantas, a Air Protein, uma empresa sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, está a criar carne feita de ar.

A ideia não é nova, uma vez que o conceito foi criado pela NASA nos anos 60. De acordo com o site da Air Protein, a NASA sugeriu que seria possível usar micróbios chamados hidrogenotróficos para criar um sistema de alimentação em circuito fechado para os astronautas no Espaço. Os astronautas respiravam dióxido de carbono que os micróbios podiam comer e convertiam-se em nutrientes que os astronautas podiam comer, iniciando o ciclo novamente.

Esta investigação nunca foi concretizada no Espaço. Agora, a Air Protein descobriu que poderia alimentar hidrogenotróficos com dióxido de carbono e outros nutrientes dentro de unidades de fermentação na Terra.

O resultado é um pó castanho que pode não se assemelhar – nem ter o sabor – exatamente a carne -, mas é rico em nutrientes e possui o mesmo perfil de aminoácidos da carne de animal.

De acordo com a empresa, o processo demora apenas alguns dias e pode ser uma alternativa amiga do ambiente à produção tradicional de carne. “O mundo está a adotar a carne à base de plantas”, disse Lisa Dyson, CEO da empresa, em comunicado. “Acreditamos que a carne à base de ar é a próxima evolução do movimento de alimentos produzidos de forma sustentável que servirá como uma das soluções alimentar uma população crescente sem pressionar os recursos naturais”.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a agricultura animal é responsável por mais emissões de gases de efeito estufa do que todo o setor de transporte global.

Por outro lado, muitos dos produtos à base de plantas, vistos como alternativas à agricultura animal, dependem da soja ou de outras plantas, que geralmente contribuem para a desflorestação.

A criação de carne a partir de micróbios e ar significa que não é necessário usar pesticidas e que os alimentos podem ser produzidos em questão de horas.

TAGGED:alimentaçãoAmbienteCiência & SaúdeDestaqueMicrobiologiaTecnologia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article TAP regista prejuízos de 111 milhões de euros até setembro
Next Article Cigarros eletrónicos podem prejudicar o coração mais do que os cigarros comuns
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Cinfães: Programa formativo online debate os desafios e o apoio na juventude

O município de Cinfães, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, vai dar continuidade ao seu programa…

Castelo de Paiva: 40.ª edição dos Jogos Desportivos inicia com tributo ao movimento associativoCastelo de Paiva assinalou o 25 de Abril

com o arranque da 40.ª edição dos Jogos Desportivos e Culturais, evidenciando…

Uma tragédia marcou o concelho de Castelo de Paiva na tarde de segunda-feira, com a morte por afogamento de um jovem de 23 anos, residente em Penafiel.

A vítima, Joary Viegas d’Abreu de Monte Cristo, natural de São Tomé…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?