Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Estudo sugere que não há pessoas heterossexuais
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Ciência - Estudo sugere que não há pessoas heterossexuais

Ciência

Estudo sugere que não há pessoas heterossexuais

Last updated: 29 Setembro, 2018 14:25
Redação
Share
SHARE

(PD/CC0) stokpic / pixabay

Afinal, a sexualidade humana não é tão simples e linear como pensávamos. Investigadores defendem que a sexualidade é uma realidade fluída, após observarem que os voluntários respondiam positivamente tanto a estímulos sexuais heterossexuais como homossexuais.

Uma investigação recente, publicada no Journal of Personality and Social Psychology, parece apresentar uma nova perspetiva sobre a sexualidade humana. O estudo concentrou-se na expressão ocular de participantes mulheres e homens e na sua resposta psicológica ao observar material pornográfico.

Liderada por Ritch C. Savin-Williams, da Universidade Cornell nos Estados Unidos, a equipa de investigadores descobriu que os corpos dos participantes respondiam positivamente a sinais de sexo homossexual e heterossexual, independentemente de como estes se identificavam sexualmente.

Os investigadores mediram a reação dos participantes do estudo através da dilatação da pupila, uma ação corporal que o ser humano não controla conscientemente.

“É basicamente um estudo que avalia a orientação sexual através da dilatação ocular de uma pessoa. Essencialmente, é a isto que o projeto quer chegar: outra forma de perceber a sexualidade de alguém”, explicou Savin-Williams à revista Vice, citada pela Sábado.

Os cientistas quebraram assim a ideia de que a sexualidade tem de ser vista como algo rígido e estático. Em vez disso, assumiram que a sexualidade humana é fluída, complexa e alvo de constantes mudanças.

Uma das principais conclusões deste estudo recente é o facto de os cientistas terem percebido que a sexualidade humana é muito mais do que ser heterossexual ou homossexual.

“Não estou certamente surpreendido”, confessou o diretor do projeto. “Estamos a tentar compreender quem as pessoas são. Às vezes, as pessoas são de uma certa forma, mas sentem que devem assumir de outra maneira perante os outros, e isso não é bom.” Isto acontece como uma consequência de uma influência social restritiva no indivíduo, ou seja, a norma que determina como os indivíduos são vistos e tratados.

“Nós mostrámos a um homem heterossexual uma imagem de uma mulher a masturbar-se e eles responderam como seria de esperar. Depois também lhes apresentámos uma imagem de um homem a fazer a mesma ação e as pupilas dilataram-se em alguns candidatos”, acrescentou Savin-Williams.

O investigador crê que as fronteiras estão a dissipar-se. “Penso que isto esteja a acontecer para ambos os sexos, o que é provavelmente uma coisa boa, uma vez que permite que as crianças cresçam com mais diversidade, mais opções e não sintam que tenham de tentar enquadrar-se a qualquer custo”, sustentou.

Assim, os cientistas defendem a sexualidade humana como uma realidade fluída e complexa e não heteronormativa. Por isso, afirmam, deve rejeitar-se a ideia de rotulação da sociedade humana.

TAGGED:ciênciaCiência & SaúdeDestaqueSexualidade
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Destino de Sócrates nas mãos do juiz “frenético” que é odiado pelo MP
Next Article Passos Coelho recusou condecoração de Marcelo
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

stethoscope in doctor hands

Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga abre concurso para 40 novos médicos especialistas

O processo visa reforçar o quadro clínico da instituição e assegurar a continuidade dos cuidados de saúde prestados aos habitantes…

Musical Cristalina, a gota d’água anima a Semana da Leitura em Castelo de Paiva

A iniciativa partiu dos alunos das turmas do 6ºA e 6ºB, que decidiram dar vida…

Alunos do Couto Mineiro guardam Caixa do Tempo em Castelo de Paiva até 2046

A cerimónia decorreu hoje na sede do agrupamento e, depois, no Centro…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?