Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Fogos de artifício libertam metais tóxicos que podem danificar células humanas
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Ambiente - Fogos de artifício libertam metais tóxicos que podem danificar células humanas

AmbienteCiência

Fogos de artifício libertam metais tóxicos que podem danificar células humanas

Last updated: 6 de Julho, 2020
Redação
Share
2 Min Read
SHARE

kallu / Flickr

Os fogos de artifício libertam para o ar metais tóxicos que danificam as células humanas e os pulmões dos animais, sugere uma investigação conduzida pela Faculdade de Medicina Grossman da Universidade de Nova Iorque (EUA).

De acordo com o novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Particle and Fiber Toxicology, os fogos de artifício libertam chumbo, cobre e outras toxinas e metais que podem danificar células humanas e animais.

O estudo mostra níveis perigoso de chumbo em dois dos 12 tipos de fogos de artifício disponíveis no mercado dos Estados Unidos, de acordo com a agência Europa Press.

Procedimentos levados a cabo em roedores e tecidos humanos também demonstraram que a exposição dos pulmões à emissão de partículas de cinco dos fogos de artifício comercializados aumenta significativamente a oxidação, um processo químico que ocorre no corpo e pode danificar ou até matar células se não for controlado.

“Enquanto muitos tomam precauções para se protegerem de ferimentos por explosão, os nossos resultados sugerem que a inalação dos fumos oriundos de fogos de artifício pode causar danos a longo prazo, um risco que tem sido amplamente ignorado“, alerta Terry Gordon, autor principal do estudo e professor do Departamento de Medicina Ambiental na universidade norte-americana.

“Embora as pessoas sejam expostas a estas substâncias durante um curto período de tempo a cada ano, estas são muito mais tóxicas do que os poluentes que respiramos diariamente”, continua o mesmo especialista.

Gordon sublinha ainda que esta pesquisa é apenas o primeiro passo, abordando apenas os potenciais efeitos da exposição única de metais de fogo de artifício. A exposição repetida, alerta ainda, será muito provavelmente uma preocupação maior.

Para esta investigação, foram analisados 12 dos fogos de artifício que se vendem mais frequentemente em território norte-americano.

TAGGED:AmbienteCiência & SaúdeDestaquesaúde
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Transmissão de tarefas do Rotary, Rotaract e Rotary Kids de Castelo de Paiva decorreu este sábado
Next Article Uma década depois, Horta Osório vai deixar a liderança do Lloyds
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Intense wildfire consuming forest trees at night, creating a dramatic and dangerous scene.

Crise climática e política na Amazónia: Estado do Amazonas atinge recorde histórico de fogos sob o governo Lula

A maior floresta tropical do planeta enfrenta uma das suas crises ecológicas mais graves dos últimos anos. De acordo com…

Arouca assinala Dia do Património Cultural Imaterial com foco nas tradições

Museu Municipal promove sessão especial com exibição de documentário e presença da…

Cinfães atribui dez mil euros a associação de Souselo para comprar viatura elétrica

O financiamento municipal cobre quarenta por cento do custo total e promove…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?