Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Reading: Genética influencia duração do nosso percurso escolar (mas pouco)
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Genética influencia duração do nosso percurso escolar (mas pouco)

Ciência

Genética influencia duração do nosso percurso escolar (mas pouco)

Redação
Last updated: 2 Agosto, 2018 8:00
Redação
Share
SHARE

Little Wide World / Flickr

Uma equipa de cientistas identificou recentemente mais de 1.200 diferenças em genes que ajudam a explicar o nível de educação que alcançámos.

As mais recentes descobertas lançam agora uma nova luz sobre o papel da genética no que diz respeito ao comportamento humano. Uma equipa de cientistas norte-americana analisou a composição genética e a história educacional de mais de 1,1 milhão de pessoas de 15 países europeus, com 30 anos ou mais, e fez descobertas surpreendentes.

Os investigadores encontraram 1.271 variantes genéticas relacionadas com os anos de permanência na escola, isto é, a quantidade de anos que passamos sentados na sala de aula parece ter influência genética. Apesar de os fatores externos e sociais desempenharem um papel crucial nesta questão, os cientistas sublinham que o ADN também é determinante.

As variantes genéticas não conseguem prever com toda a certeza o sucesso com que um indivíduo irá completar o seu percurso escolar, mas os resultados deste estudo podem ser bastante úteis em investigações futuras no âmbito das ciências sociais, que se concentram no comportamento da população.

Os cientistas descobriram que muitas das variantes afetam genes ativos nos cérebros de fetos e bebés que têm um impacto significativo na criação de células cerebrais e na forma como reagem a novas informações – o que irá afeta a psicologia de um indivíduo.

Daniel Benjamin, professor do Centro de Investigação Económica e Social da Universidade do Sul da Califórnia e um dos autores do estudo, esclarece que o nível de escolaridade é um fenómeno demasiado complexo. “Esta investigação foca apenas uma pequenina parte de um grande retrato”, afirma, citado pelo Independent.

“Não encontramos ‘o gene da escolaridade’. Em vez disso, identificamos muitas variantes genéticas que estão associadas. Embora se acredite que a ciência irá descobrir inúmeras associações entre genes e resultados educacionais, a grande maioria dos traços humanos é complexa e influenciada por muitos – talvez milhões – de genes que, sozinhos, tendem a influenciar muito pouco um resultado muito relevante”, explica o cientista.

O estudo, publicado recentemente na Nature Genetics, refere que, quando combinadas, “as 1.271 variantes explicam 11 a 13% da variação dos anos de escolaridade dos indivíduos, o mesmo valor percentual atribuído a fatores sociais, como o nível educacional da mãe, por exemplo.

No entanto, ter uma baixa “pontuação poligénica”, como lhe chama o co-autor Robbee Wedow, não significa que essa pessoa não irá alcançar um alto nível de habilitação académica. A ambição do próprio indivíduo, o ambiente familiar, o status socioeconómico e outro tipo de fatores desempenham um papel muito mais preponderante do que os genes.

“O que interessa é a interação complexa entre o ambiente e a genética“, adianta Wedow. Ainda assim, este estudo ajuda a obtermos uma “compreensão um pouco mais clara da arquitetura genética de traços complexos do comportamento, como é o caso da realização educacional”.

É importante ressalvar que os genes não influenciam diretamente a escolaridade. “As variantes que identificamos tendem a ser especialmente ativas no cérebro e estão envolvidas no desenvolvimento neural e na comunicação entre os neurónios”, explicam os cientistas.

Assim, o poder preditivo dos genes no que diz respeito ao nível de escolaridade pode ser resultado de um longo processo, que começa com o desenvolvimento do cérebro, seguido dos traços psicológicos, habilidades cognitivas e até personalidade.

“Todos esses fatores podem interagir com o ambiente circundante. Esses traços, comportamentos e experiências podem influenciar, mas não determinar, a escolaridade”, conclui Daniel Benjamin.

TAGGED:ciênciaCiência & SaúdeDestaqueEducaçãoGenética
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Identificada a primeira molécula radioativa no espaço interestelar
Next Article Batalha científica: químicos e físicos lutam para que um quilo seja sempre um quilo
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 × 3 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

PS de Castelo de Paiva apresenta candidaturas no Jardim do Arda

O Partido Socialista de Castelo de Paiva vai realizar a apresentação pública das listas no próximo domingo, 14 de setembro…

Aberto concurso para ligação da variante à EN222 à A32 entre Castelo de Paiva e Canedo

A Infraestruturas de Portugal lançou um procedimento público internacional para a finalização…

Variante à EN 222: lançado concurso para conclusão dos 8,8 km em falta

A empreitada, promovida pela Infraestruturas de Portugal (IP), representa um investimento base…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Ministra garante contratações para farmácias hospitalares “dentro de dias”

Hugo Delgado / Lusa A ministra da Saúde Marta Temido A ministra da Saúde, Marta Temido, disse esta sexta-feira que…

Manuel Pinho terá dado bónus indevido de 852 milhões à EDP

José Sena Goulão / Lusa O antigo Ministro da Economia Manuel Pinho Manuel Pinho, ministro da Economia no governo de…

“Encontros em Cascais”. Balsemão cria Clube Bilderberg à portuguesa

PSD / Flickr Francisco Pinto Balsemão Francisco Pinto Balsemão, antigo primeiro ministro e fundador do grupo Impresa, vai criar em…

Figura em pedra com mais de dois mil anos descoberta em Miranda do Douro

Município Miranda do Douro / Facebook O acaso colocou a descoberto em Duas Igrejas, no concelho de Miranda do Douro,…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

one + 14 =

Lost your password?