• News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
  • Login
Paivense
  • News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
Paivense
No Result
View All Result
Home Ciência

Genética influencia duração do nosso percurso escolar (mas pouco)

Redação Por Redação
2 de Agosto de 2018
Reading Time: 3 mins read
A A
0
Genética influencia duração do nosso percurso escolar (mas pouco)
Share on FacebookShare on Twitter

Little Wide World / Flickr

Uma equipa de cientistas identificou recentemente mais de 1.200 diferenças em genes que ajudam a explicar o nível de educação que alcançámos.

As mais recentes descobertas lançam agora uma nova luz sobre o papel da genética no que diz respeito ao comportamento humano. Uma equipa de cientistas norte-americana analisou a composição genética e a história educacional de mais de 1,1 milhão de pessoas de 15 países europeus, com 30 anos ou mais, e fez descobertas surpreendentes.

Os investigadores encontraram 1.271 variantes genéticas relacionadas com os anos de permanência na escola, isto é, a quantidade de anos que passamos sentados na sala de aula parece ter influência genética. Apesar de os fatores externos e sociais desempenharem um papel crucial nesta questão, os cientistas sublinham que o ADN também é determinante.

As variantes genéticas não conseguem prever com toda a certeza o sucesso com que um indivíduo irá completar o seu percurso escolar, mas os resultados deste estudo podem ser bastante úteis em investigações futuras no âmbito das ciências sociais, que se concentram no comportamento da população.

Os cientistas descobriram que muitas das variantes afetam genes ativos nos cérebros de fetos e bebés que têm um impacto significativo na criação de células cerebrais e na forma como reagem a novas informações – o que irá afeta a psicologia de um indivíduo.

Daniel Benjamin, professor do Centro de Investigação Económica e Social da Universidade do Sul da Califórnia e um dos autores do estudo, esclarece que o nível de escolaridade é um fenómeno demasiado complexo. “Esta investigação foca apenas uma pequenina parte de um grande retrato”, afirma, citado pelo Independent.

“Não encontramos ‘o gene da escolaridade’. Em vez disso, identificamos muitas variantes genéticas que estão associadas. Embora se acredite que a ciência irá descobrir inúmeras associações entre genes e resultados educacionais, a grande maioria dos traços humanos é complexa e influenciada por muitos – talvez milhões – de genes que, sozinhos, tendem a influenciar muito pouco um resultado muito relevante”, explica o cientista.

O estudo, publicado recentemente na Nature Genetics, refere que, quando combinadas, “as 1.271 variantes explicam 11 a 13% da variação dos anos de escolaridade dos indivíduos, o mesmo valor percentual atribuído a fatores sociais, como o nível educacional da mãe, por exemplo.

No entanto, ter uma baixa “pontuação poligénica”, como lhe chama o co-autor Robbee Wedow, não significa que essa pessoa não irá alcançar um alto nível de habilitação académica. A ambição do próprio indivíduo, o ambiente familiar, o status socioeconómico e outro tipo de fatores desempenham um papel muito mais preponderante do que os genes.

“O que interessa é a interação complexa entre o ambiente e a genética“, adianta Wedow. Ainda assim, este estudo ajuda a obtermos uma “compreensão um pouco mais clara da arquitetura genética de traços complexos do comportamento, como é o caso da realização educacional”.

É importante ressalvar que os genes não influenciam diretamente a escolaridade. “As variantes que identificamos tendem a ser especialmente ativas no cérebro e estão envolvidas no desenvolvimento neural e na comunicação entre os neurónios”, explicam os cientistas.

Assim, o poder preditivo dos genes no que diz respeito ao nível de escolaridade pode ser resultado de um longo processo, que começa com o desenvolvimento do cérebro, seguido dos traços psicológicos, habilidades cognitivas e até personalidade.

“Todos esses fatores podem interagir com o ambiente circundante. Esses traços, comportamentos e experiências podem influenciar, mas não determinar, a escolaridade”, conclui Daniel Benjamin.

Tags: ciênciaCiência & SaúdeDestaqueEducaçãoGenética
Previous Post

Identificada a primeira molécula radioativa no espaço interestelar

Next Post

Batalha científica: químicos e físicos lutam para que um quilo seja sempre um quilo

Lousã distinguida como um dos municípios mais sustentáveis do país

Lousã distinguida como um dos municípios mais sustentáveis do país

A Lousã foi ontem distinguida como um dos municípios mais sustentáveis do país, com um índice superior a 80%, estando...

Mediterrâneo: medusas não possuem predadores e estão a matar as anchovas e as sardinhas

Mediterrâneo: medusas não possuem predadores e estão a matar as anchovas e as sardinhas

Nas questões gastronómicas todos sabemos que as anchovas e as sardinhas fazem parte integrante da dieta praticada em quase todo...

Em transplante inédito, homem recebe coração de porco

Em transplante inédito, homem recebe coração de porco

Uma novidade e esperança para os portadores de problemas cardíacos foi apresentada ao público nesta semana. Um homem norte-americano de...

Yoga é capaz de modificar o cérebro e estimular as conexões cerebrais

Yoga é capaz de modificar o cérebro e estimular as conexões cerebrais

O jointfulness, conceito do método Kaiut Yoga, pode beneficiar a neuroplasticidade cerebral Antigamente, acreditava-se que o cérebro humano era um...

Estudo revela que Omicron é mais transmissível, mas causa quadros infecciosos menos severos

Estudo revela que Omicron é mais transmissível, mas causa quadros infecciosos menos severos

Em estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Hong Kong (HKUMed, na sigla em inglês), os cientistas avaliaram a...

Missão espacial busca desviar asteroide no espaço

Missão espacial busca desviar asteroide no espaço

Parece roteiro de filme, mas não é: Uma missão da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, será lançada na madrugada...

Next Post
Batalha científica: químicos e físicos lutam para que um quilo seja sempre um quilo

Batalha científica: químicos e físicos lutam para que um quilo seja sempre um quilo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 + fourteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Artigos Recentes

Espectáculo para as crianças das IPSS para celebrar o dia Internacional do Mágico

Espectáculo para as crianças das IPSS para celebrar o dia Internacional do Mágico

A história de um paivense apaixonado por hóquei

A história de um paivense apaixonado por hóquei

De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

Newsletter


© 2022 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

  • News
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
  • Login

© 2021 De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In