Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Há um gene que permite comer sem engordar
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Ciência - Há um gene que permite comer sem engordar

Ciência

Há um gene que permite comer sem engordar

Last updated: 16 de Dezembro, 2018
Redação
Share
3 Min Read
SHARE

(CC0/PD) Pexels / Pixabay

Parece bom demais para ser verdade, mas uma equipa de investigadores acaba de descobrir um gene que permite comer sem engordar.

Numa altura em que o Natal está à porta e já se sentem os cheiros associados a esta época natalícia, não podia haver melhor notícia do que esta. Uma equipa de cientistas que se dedicam à biotecnologia, em conjunto com nutricionistas, descobriram um gene cuja modificação nos vai permitir comer sem engordar.

A descoberta do gene deu-se através de um estudo feito com ratos de laboratório. Segundo os investigadores, esta alteração permitia que os animais ingerissem alimentos sem engordar um único grama, independentemente do tipo e da quantidade de alimentos que estivesse em causa.

O estudo, publicado recentemente pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO), analisa ao pormenor o gene Regulador de Calcineurina 1 – RCAN 1. Segundo o Observador, em causa está um inibidor desta proteína que tem influência direta no metabolismo.

Durante a experiência, os cientistas desativaram o gene nos ratos e foram surpreendidos com o aumento exponencial da capacidade dos animais de queimarem calorias.

Apesar de considerarem que esta descoberta “soa demasiado bem para ser verdade”, os investigadores consideram que o gene pode trazer boas notícias para doentes com obesidade, assim como trazer benefícios relacionados com o metabolismo do corpo humano, com a descoberta de novos tratamentos.

O tecido adiposo representa 20 a 25% do peso corporal humano e divide-se em dois tipos: o primeiro é responsável por guardar energia e o segundo tem uma função termoreguladora, que nos mantém quentes em condições meteorológicas adversas, e está encarregado de queimar calorias.

Na prática, o que os cientistas querem fazer é transformar o primeiro tipo no segundo, e anular a ação do RCAN 1 pode permiti-lo.

Damien Keating, professor da Universidade de Flint, explica que “os fármacos que desenvolvemos queimam mais calorias quando dormimos, o que significa que o corpo guardaria menos gordura sem precisar de reduzir o consumo de alimentos ou de se manter mais ativo”.

Ao El Español, Keating afirmou que “este pode ser um primeiro passo para todas aquelas pessoas que tenham dificuldade em perder peso”.

TAGGED:alimentaçãoCiência & SaúdeDestaqueGenéticaObesidade
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Quatro meses depois do fogo de Monchique, a população continua à espera das ajudas
Next Article Começar aulas mais tarde melhora sono, notas e assiduidade dos alunos
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

São Silvestre Castelo de Paiva 2026 com inscrições abertas para dezembro

A prova atlética municipal propõe três vertentes distintas para atletas e famílias no dia 12.

Penafiel acolhe a quinta jornada da Liga Walking Football para seniores

Competição de futebol adaptado decorre no final de setembro no Parque da…

Rebordosa celebra 48 anos de dedicação dos bombeiros com sessão solene

Autarcas locais marcaram presença na cerimónia que distinguiu o percurso da corporação

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?