Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Há uma pequena galáxia a orbitar a Via Láctea (e ninguém sabe como foi lá parar)
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Há uma pequena galáxia a orbitar a Via Láctea (e ninguém sabe como foi lá parar)

Ciência

Há uma pequena galáxia a orbitar a Via Láctea (e ninguém sabe como foi lá parar)

Redação
Last updated: 14 Agosto, 2018 7:00
Redação
Share
SHARE

ESO/R. Schoedel / wikimedia

O centro da Via Láctea

Segue 1 é o nome da pequena galáxia que orbita muito perto da Via Láctea. O corpo celeste é fraco e de pequenas dimensões, tendo surpreendidos os cientistas – pois ninguém sabe ao certo como foi lá parar.

Um grupo de astrónomos dos Estados Unidos e da Espanha explicaram a origem da Segue 1, considerando-a uma galáxia anã esferoidal ou um aglomerado globular.

De acordo com a descoberta, publicada a 25 de junho no The Astrophysical Journal, é mais provável que a Segue 1 seja uma galáxia que foi capturada pela gravidade da Via Láctea há 8 mil milhões de anos.

A Segue 1 pode corresponder a um satélite opaco da nossa galáxia que tem uma luminosidade inferior a 300 sóis – o que é pouco para um aglomerado globular.

A galáxia é composta por estrelas velhas escassas em metal, o que pode significar que tenha surgido no Universo jovem, ou seja, quando a primeira ou segunda geração de estrelas ainda não tinham se tornado supernovas, sintetizando e proliferando elementos pesados.

Os astrónomos calcularam a trajetória da Segue 1 e descobriram que pequena galáxia orbita a Via Láctea a cada 600 milhões de anos, como uma galáxia anã.

De acordo com a teoria mais aceitável sobre o seu aparecimento, com 75% de probabilidade, Segue 1 terá sido capturada pela nossa galáxia há oito mil milhões de anos de anos. A outra opção sugere que a galáxia seja o maior satélite a colidir com a Via Láctea, com 25% de probabilidade de estar correta.

Observações e análise futuras poderão ajudar a caracterizar esta pequena galáxia com mais clareza e precisão. Até lá, a Segue 1 será o nosso (incrivelmente estranho) vizinho galático.

TAGGED:AstronomiaCiência & SaúdeDestaqueEspaço
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Finalmente, a Matemática desvendou quem escreveu “In My Life” dos Beatles
Next Article Cientistas mediram a velocidade da morte
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

14 + 5 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva: Novo órgão de tubos da Igreja de Pedorido inaugurado com concerto de Rui Soares

A Igreja Paroquial de Santa Eulália de Pedorido, em Castelo de Paiva, vai celebrar este fim de semana a inauguração…

Presidente da Câmara acompanha andamento de intervenções municipais em Castelo de Paiva

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Ricardo Cardoso, realizou…

CASTELO DE PAIVA CELEBROU 189 ANOS DA ATRIBUIÇÃO DO NOME DO MUNICÍPIO

O Município de Castelo de Paiva comemorou, na manhã de quinta-feira, 6…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

PSD quer mil milhões de euros para capitalizar empresas

Lusa / Lusa O PSD anunciou que vai propor um instrumento de mil milhões de euros para capitalizar empresas com…

PSD quer que o Estado pague dívidas de empresas a fornecedores

PSD / Flickr O Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD quer que o Estado use a almofada financeira do IGCP…

Misterioso raio cósmico detetado incrivelmente perto da Terra

pelosbriseno / Flickr Uma estranha rajada de ondas de rádio detetada no espaço foi rastreada até uma galáxia a 120…

Os neandertais eram marinheiros (muito antes dos homens modernos)

(dr) Johannes Krause / Museum of the Krapina Neanderthals Recriação de uma cena da vida de um grupo de Neandertais…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

3 − one =

Lost your password?