Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Massivo cemitério megalítico com 5 mil anos descoberto no Quénia
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Ciência - Massivo cemitério megalítico com 5 mil anos descoberto no Quénia

Ciência

Massivo cemitério megalítico com 5 mil anos descoberto no Quénia

Last updated: 22 Agosto, 2018 10:45
Redação
Share
SHARE

(dr) Katherine Grillo

No cemitério comum estavam enterrados, pelo menos, 590 pessoas

Foi há 5 mil anos, no ambiente inconstante de África que uma sociedade primitiva se reuniu nas margens do Lago Turkana, no Quénia, e construiu algo tão raro e notável que nunca os investigadores tinham visto algo semelhante.

Um grupo de investigadores descobriu no Quénia o maior e mais antigo cemitério monumental da África Ocidental, construído há cerca de 5 mil anos pelos primeiros pastores que habitaram a região. O local foi apelidado de Lothagam North Pillar Site.

A investigação, conduzida por Elisabeth Hildebrand, da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos, revela que os primeiros pastores construíram uma plataforma com cerca de 30 metros de diâmetros e escavaram uma enorme cavidade no centro para enterrar os seus mortos. Depois de cobrir o buraco com pedras, os pastores marcaram o local com grandes pilares megalíticos.

De acordo com o estudo, publicado nesta segunda-feira na Phys.org, o local de sepultamento comum foi usado durante sete séculos.

A cavidade central contém os restos mortais de pelo menos 580 pessoas, todas enterrados da mesma forma, o que sugere que esta sociedade não tinha uma hierarquia social muito forte. No cemitério foram também encontrados pendentes de pedra e brincos.

A descoberta revela-se tão importante porque altera o nosso conhecimento sobre as estruturas monumentais que eram construídas pelas sociedades antigas. O grupo que construiu este cemitério comum era igualitário, ao contrário das sociedades hierárquicas a que até agora associávamos estas construções, que tinham classes sociais diferenciadas.

“Esta descoberta desafia ideias anteriores sobre monumentalidade“, disse Elisabeth Hildebrand. “Na falta de outras evidências, Lothagam North fornece um exemplo de que a monumentalidade não está manifestamente ligada a uma hierarquia, forçando-nos a considerar outras narrativas de mudança social”, explicou.

De acordo com Anneke Janzen, do Instituto Max Planck para a Ciência da História Humana, “os monumentos podem ter servido como um local para congregar e renovar laços sociais, bem como para reforçar a identidade da comunidade”.

TAGGED:ÁfricaArqueologiaCiência & SaúdeDestaque
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article A Ciência revela quantas vezes devemos mudar os lençóis da cama
Next Article Bloco de Esquerda defende reversão do mapa de freguesias
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva: 40.ª edição dos Jogos Desportivos inicia com tributo ao movimento associativoCastelo de Paiva assinalou o 25 de Abril

com o arranque da 40.ª edição dos Jogos Desportivos e Culturais, evidenciando o forte espírito associativo do município. A autarquia…

Uma tragédia marcou o concelho de Castelo de Paiva na tarde de segunda-feira, com a morte por afogamento de um jovem de 23 anos, residente em Penafiel.

A vítima, Joary Viegas d’Abreu de Monte Cristo, natural de São Tomé…

A Caminhada da Família voltou a afirmar-se como uma iniciativa de forte adesão comunitária em Cinfães

reunindo cerca de 150 participantes numa manhã dedicada ao exercício físico, ao…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?