Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: NASA encontra (muita) água líquida na Grande Mancha Vermelha de Júpiter
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - NASA encontra (muita) água líquida na Grande Mancha Vermelha de Júpiter

Ciência

NASA encontra (muita) água líquida na Grande Mancha Vermelha de Júpiter

Redação
Last updated: 2 Setembro, 2018 11:00
Redação
Share
SHARE

NASA / YouTube

Pela primeira vez, cientistas conseguiram medir o volume de água que se encontra dentro da Grande Mancha Vermelha de Júpiter e, desta forma, provar que as camadas baixas da atmosfera desse planeta estão repletas de água em estado líquido.

Os cientistas trabalham há séculos para compreender a composição de Júpiter, mas há uma questão em particular que tem intrigado os astrónomos durante gerações: será que existe água nas profundezas da atmosfera de Júpiter e, se existir, quanta?

Gordon L. Bjoraker, astrofísico do Centro de Voo Espacial Goddard da NASA em Greenbelt, no estado norte-americano de Maryland, relatou num recente artigo publicado na The Astronomical Journal que ele e a sua equipa aproximaram a comunidade de investigação joviana da resposta.

Ao observar com telescópios terrestres comprimentos de onda sensíveis à radiação térmica que escapa das profundezas da Grande Mancha Vermelha, detetaram as assinaturas químicas da água acima das nuvens mais profundas do planeta.

A pressão da água combinada com as medições de outro gás contendo oxigénio, o monóxido de carbono, implica que Júpiter tem 2 a 9 vezes mais oxigénio do que o Sol. Este achado suporta modelos teóricos e de computador que previram água abundante (H2O) em Júpiter composta por oxigénio (O) ligada ao hidrogénio molecular (H2).

A revelação foi emocionante, uma vez que a experiência da equipa podia ter falhado facilmente. A Grande Mancha Vermelha está repleta de nuvens densas, o que torna difícil a fuga de energia eletromagnética e difícil de ensinar aos astrónomos mais sobre a química interna.

“Acontece que não são espessas o suficiente para bloquear a nossa capacidade de ver as profundezas,” realça Bjoraker. “Foi uma surpresa agradável.”

As novas tecnologias espectroscópicas aliadas à curiosidade deram à equipa um impulso para investigar as profundezas de Júpiter. Os dados que Bjoraker e a sua equipa recolheram vão complementar a informação que a sonda Juno da NASA está a reunir enquanto orbita o planeta de norte a sul a cada 53 dias.

Entre outras coisas, a Juno está à procura de água com o seu próprio espectrómetro infravermelho e com um radiómetro de micro-ondas que pode estudar mais profundamente do que alguém já tentou – até 100 bares, ou 100 vezes a pressão atmosférica à superfície da Terra.

Se a Juno transmitir descobertas similares de água, apoiando, portanto, a técnica terrestre de Bjoraker, poderá abrir-se uma nova janela para resolver o problema da água, realçou Amy Simon, também de Goddard, especialista em atmosferas planetárias.

“Se funcionar, então talvez possamos aplicá-la noutros lugares, como Saturno, Úrano ou Neptuno, onde não temos uma Juno.”

A água é uma molécula importante e abundante no nosso Sistema Solar. Contribuiu para a formação da vida na Terra e agora lubrifica muitos dos seus processos mais essenciais, incluindo o clima. É também um fator crítico no clima turbulento de Júpiter e para determinar se o planeta tem um núcleo rochoso ou gelado.

TAGGED:AstronomiaCiência & SaúdeDestaqueEspaçoJúpiterNASA
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Descodificado genoma da papoila do ópio, uma planta essencial na medicina
Next Article “Bola de fogo” rasgou os céus da Austrália
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

13 − four =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

ONZE Scale apoia organizações a escalar impacto no Tâmega e Sousa

Ao longo de três meses, os participantes integram um percurso estruturado composto por 12 sessões, das quais oito decorrem em…

Castelo de Paiva: Inscrições abertas para a Academia Ibero-Americana do Clarinete 2026

O certame internacional, dinamizado pela Academia de Música de Castelo de Paiva,…

Castelo de Paiva: Ricardo Cardoso comunica progressos no IC35 e na ligação à A32 após encontro governamental

O edil da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Ricardo Cardoso, acompanhado…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Maçonaria reivindica estar na origem do Serviço Nacional de Saúde

Em comunicado com data de 18 de janeiro, o grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), Fernando Lima, defende que a…

Três doentes com sarna internados no S. João. Há profissionais infetados

José Coelho /lusa Há três doentes internados no Hospital São João, no Porto, com sarna. Segundo a unidade de saúde,…

Educação Física “não é caso único” na inflação de notas

Marcos Santos / USP Imagens Mais de metade dos alunos do 10.º ano do Externato Ribadouro teve 20 valores a…

O lendário Golias poderá não ter sido um gigante

Anton Robert Leinweber / Wikimedia O lendário confronto entre o gigante guerreiro Golias e o futuro rei David, que era…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

two × 2 =

Lost your password?