Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: NASA vai lançar satélite para medir ao detalhe alterações no gelo polar
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - NASA vai lançar satélite para medir ao detalhe alterações no gelo polar

Ciência

NASA vai lançar satélite para medir ao detalhe alterações no gelo polar

Redação
Last updated: 23 Agosto, 2018 17:00
Redação
Share
SHARE

(CC0/PD) pxhere

A agência espacial norte-americana anunciou que vai lançar a 15 de setembro um satélite que irá medir as alterações no gelo polar da Terra com um “detalhe sem precedentes”.

O ICESat-2 vai dar continuidade às observações iniciadas pelo seu antecessor, o ICESat-1, cuja missão terminou em 2009.

O novo satélite, que será lançado da base militar de Vandenberg, na Califórnia, nos EUA, está equipado com o instrumento laser mais avançado para este tipo de observações, de acordo com um comunicado da NASA publicado no seu portal.

Segundo a agência espacial norte-americana, o ICESat-2 vai medir a alteração média anual da altura de gelo que cobre a Gronelândia e a Antártida, com uma margem de até quatro milímetros (largura de um lápis), obtendo 60 mil medições por segundo.

A NASA lembra que o degelo na Gronelândia e na Antártida está a elevar em média o nível dos oceanos em mais de um milímetro por ano. O satélite vai também registar as alterações na espessura e no volume do gelo do Oceano Ártico, cuja área diminuiu em 40% desde 1980.

Ao atravessar a Terra, de polo a polo, o satélite vai monitorizar a cota de gelo nas regiões polares quatro vezes por ano, fornecendo dados sobre as mudanças ocorridas sazonalmente.

O instrumento ‘laser’ com o qual o ICESat-2 está equipado, o Sistema Avançado de Altímetro a Laser Topográfico (ATLAS, na sigla em inglês) mede a altura cronometrando o tempo que fotões de luz demoram a viajar do satélite à superfície da Terra e a voltar para trás.

Para a NASA, os dados do ICESat-2 poderão contribuir para o avanço do conhecimento do impacto do degelo na subida do nível do mar e no aumento da temperatura, efeitos das alterações climáticas.

O satélite também vai medir a altura da superfície oceânica e terrestre, incluindo os topos das árvores das florestas (que, em conjunto com a informação existente sobre a área florestal global, possibilitará aos cientistas estimarem a quantidade de dióxido de carbono armazenada nas florestas).

TAGGED:AntártidaCiência & SaúdeDestaqueEspaçoGeologiaGronelândiaNASA
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Governo aprovou hoje novas regras das pensões antecipadas para carreiras longas
Next Article PCP propõe livros escolares gratuitos até ao 12.º ano
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

six + fourteen =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Deputado do PSD Almiro Moreira acredita que reforma  do Estado reforça confiança dos portugueses 

Intervindo no plenário, o parlamentar social democrata destacou a “confiança” trazida  pela reforma.  

Variante à EN222 adjudicada e IC35 avança após reunião de Ricardo Cardoso com ministro

A empreitada encontra-se já adjudicada a uma empresa portuguesa, permitindo que a…

“O primeiro foco do “Summit Estética” é chegar até à população de língua portuguesa”

O evento acontece no Hotel Royal e reúne participantes de vários países…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

Enric Fontcuberta / EPA O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para…

Atrasos no aeroporto de Lisboa estão a custar 100 milhões à TAP

Paulo Valdivieso / Flickr A TAP está a contabilizar 100 milhões de euros em custos com atrasos, quando há quatro…

Berardo põe Banco de Portugal em tribunal para obter documentos

Homem de Gouveia / Lusa José Berardo foi para os tribunais para ter acesso a documentos do Banco de Portugal.…

José Sócrates compara-se a Lula da Silva

Ricardo Stuckert / Instituto Lula José Sócrates esteve a comentar a prisão do antigo presidente do Brasil, Lula da Silva,…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

one × 4 =

Lost your password?