Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: PCP propõe livros escolares gratuitos até ao 12.º ano
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - País - PCP propõe livros escolares gratuitos até ao 12.º ano

PaísPolítica

PCP propõe livros escolares gratuitos até ao 12.º ano

Last updated: 23 de Agosto, 2018
Redação
Share
2 Min Read
SHARE

António Cotrim / Lusa

O PCP anunciou que vai tentar incluir no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) livros escolares grátis até ao 12.º ano, cedidos a título definitivo aos alunos, lamentando ainda os problemas com a plataforma informática “Mega”.

“É nesse sentido que o PCP inscreve para o próximo OE2019 o objetivo de alargamento da gratuitidade dos manuais escolares para os 12 anos de escolaridade obrigatória”, afirmou o dirigente comunista Jorge Pires, em conferência de imprensa na sede partidária.

Segundo o PCP, que lembrou as suas iniciativas anteriores pela gratuitidade dos livros nos 1.º e 2.º ciclos da escolaridade, abrangendo cerca de 520 mil alunos (40 milhões de euros), os custos da medida anunciada ascendem a “pouco mais de 100 milhões de euros, um pequeno investimento para o Ministério da Educação”.

O membro da comissão política do Comité Central sublinhou “o criticável processo burocrático de cedência dos manuais que o Governo do PS tem em implementação, que apenas tem servido para criar tensão entre as escolas e as famílias e desvalorizar uma conquista relevante”.

“A obrigatoriedade imposta aos pais e encarregados de educação, sob compromisso de honra, de devolução dos manuais em bom estado ao estabelecimento de ensino, sob pena do seu pagamento integral, é um procedimento inaceitável, tanto mais quanto os graus de ensino envolvidos”, disse.

Para o PCP, “a cedência a título definitivo é a solução que permite que fique garantido que, na relação com o livro, o aluno não esteja condicionado pela ameaça de os pais, caso o manual se degrade, terem de vir a pagá-lo”.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueEducaçãoNacionalPCPpolítica
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article NASA vai lançar satélite para medir ao detalhe alterações no gelo polar
Next Article Campanha de vacinação antirrábica
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Apex renova Castelo de Paiva com nova direção, mais equipamentos e o maior espaço de musculação do concelho

Ginásio especializado em musculação e aeróbico, sob nova direção de Carlos Fernandes, aposta em equipamentos de topo para utentes de…

people wearing personal protective equipments
RDC enfrenta surto descontrolado de Ébola; Europa em alerta máximo, mas risco de epidemia é considerado baixo

O epicentro da crise situa-se na província de Ituri, uma região vulnerável…

Festival da Juventude & da Francesinha regressa ao Largo do Conde com casa cheia em Castelo de Paiva

Castelo de Paiva, Portugal – O Largo do Conde, em Castelo de…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?