Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Ostras e champanhe ou bacon e ovos. Ciência explica os pares perfeitos da gastronomia
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - Ciência - Ostras e champanhe ou bacon e ovos. Ciência explica os pares perfeitos da gastronomia

CiênciaGastronomia

Ostras e champanhe ou bacon e ovos. Ciência explica os pares perfeitos da gastronomia

Last updated: 21 Novembro, 2020 10:00
Redação
Share
SHARE

NwongPR / Flickr

Uma equipa de cientistas da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, acaba de publicar um estudo no qual apresenta uma explicação científica para o facto de muitas pessoas considerarem ostras e champanhe um par gastronómico perfeito.

“A resposta está no chamado sabor umami, que juntamente com o doce e o salgado é um dos cinco sabores básicos detetáveis ​​nas papilas gustativas humanas”, começou por explicar Ole G. Mouritsen, professor de Ciência Alimentar da Universidade de Copenhaga.

“Muitas pessoas associam o umami ao sabor da carne. Mas agora, descobrimos que também se encontra em ostras e champanhe”, continuou, citado pelo portal Futurity.

Em comunicado, a equipa explica que as células de fermento mortas contribuem significativamente para um sabor umami (glutamato) no champanhe e, nas ostras, o umami emerge dos músculos dos moluscos (nucleotídeos).

“Comida e bebida combinam bem quando desencadeiam uma sinergia umami a partir de combinações de glutamato e certos nucleotídeos. Champanhe e ostras criam um efeito sinérgico notável que realça muito o sabor do champanhe”, explicou a autora principal do estudo, Charlotte Vinther Schmidt, citada na mesma nota.

E continua: “Além disso, o champanhe contribui para a impressão geral através de, por exemplo, a sua acidez e bolhas. Isso explica a harmonia desses dois alimentos”.

Mouritsen recorda ainda que há outros pares gastronómicos perfeitos com sinergia umami, como queijo e presunto, bacon e ovos, bem como tomate e carne.

No entender do especialista, esta sinergia de alimentos e sabores é importante para as nossas escolhas alimentares. Mouritsen acredita ainda que o Humano é, do ponto de vista evolutivo, codificado para desejar umami, uma vez que este é um sinal de um alimento rico em proteínas importante para os nossos corpos.

Segundo Mouritsen, esta mesma codificação pode ser responsável pelo facto dos humanos serem menos entusiastas por comer vegetais sem umami.

“Entender o princípio umami é particularmente importante porque pode nos ajudar a comer mais vegetais. Tendo em conta a sinergia umami, pode tornar-se qualquer vegetal saboroso. E, é minha firme convicção de que se queremos que as pessoas comam mais vegetais, precisamos lidar com o facto de que as verduras não têm umami”, concluiu.

Os resultados da investigação foram publicados na Nature Scientific Reports.

Descoberto em 1908 pelo professor japonês Kikunae Ikeda, o umami é considerado o quinto sabor detetável ao paladar humano.


TAGGED:alimentaçãoCiência & SaúdeDestaqueGastronomia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Um pequeno erro de um engenheiro fez com que um lago da Louisiana desaparecesse por completo
Next Article Fuga ao fisco em Portugal chega aos 880 milhões de euros anuais (dava para pagar a 50 mil enfermeiros)
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Felgueiras transforma Parque Urbano da Bouça num polo cultural durante 24 dias de julho

O evento Praça das Artes oferece concertos, gastronomia e animação para todas as idades entre 17 de julho e 9…

Paiva Summer Camp 2026 abre inscrições para jovens dos 13 aos 17 anos com cinco dias de atividades

O programa desportivo inclui desportos náuticos, aventura e transporte assegurado pela organização…

Biblioteca de Castelo de Paiva enche-se com mais de cem crianças para aventura nos Açores

Filipe Bacelo apresentou a obra O Dragão Furninhas e o Cozido Mágico…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?