Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Pegadas de dinossauros lançam luz sobre a evolução da espécie
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Ciência - Pegadas de dinossauros lançam luz sobre a evolução da espécie

Ciência

Pegadas de dinossauros lançam luz sobre a evolução da espécie

Last updated: 4 de Abril, 2018
Redação
Share
2 Min Read
SHARE

A descoberta de dezenas de pegadas de dinossauros com uma antiguidade de 170 milhões de anos na ilha escocesa de Skye, poderá lançar luz sobre a evolução destas espécies durante o período do Jurássico Médio, aponta um estudo divulgado esta terça-feira.

As pegadas, que se descobriram num lago pouco profundo desta ilha situada na costa nordeste da Escócia, pertenceram a exemplares de saurópodos e terópodos que viveram durante o Jurássico médio.

Ambos exemplares podem ter alcançado os dois metros de altura, e enquanto os terópodos eram bípedes, carnívoros e estavam aparentados com o Tyrannosaurus Rex, os saurópodos eram quadrúpedes, herbívoros e caracterizavam-se por ter um pescoço longo de dez ou mais vértebras cervicais.

A descoberta, publicada pela revista Scottish Journal of Geology e liderada por especialistas da Universidade de Edimburgo, foi descrita como “globalmente importante”, já que pode alargar o conhecimento sobre o período histórico do Jurássico Médio, do qual se têm encontrado poucas provas fósseis.

Os investigadores mediram, fotografaram e analisaram perto de 50 pegadas, tarefas que apresentavam dificuldades devido às condições das marés, o impacto da erosão e as mudanças na paisagem.

Esta é a segunda descoberta de pegadas de dinossauros em Skye após a que foi realizada em 2015.

Paige de Polo, o especialista da Universidade de Edimburgo que dirigiu a investigação, destacou que a descoberta das pegadas fez-se “em rochas ligeiramente mais antigas do que as que foram descobertas anteriormente em Duntulm”, também nesta ilha escocesa, e realçou a sua importância para aumentar o conhecimento sobre esta espécie.

“A descoberta demonstra a presença de saurópodos nesta parte do mundo através de uma escala de tempo mais longa do que se conhecia anteriormente”, afirmou.

Fonte: ZAP

TAGGED:Ciência & SaúdeDestaqueEscóciaGeologiaPaleontologia
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Alunos da Universidade de Évora recusam referendo e mantêm garraiada
Next Article Cuidados de enfermagem especializados podem reduzir internamentos em 5%
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Fundação Calouste Gulbenkian recruta mentores para apoiar alunos em Castelo de Paiva

Programa procura voluntários para acompanhar jovens do ensino secundário na descoberta de percursos académicos e profissionais

Ferreiros de Tendais promove encontro intergeracional no Largo de Ruivais a 8 de agosto

Cinfães, Portugal – O Largo de Ruivais, situado na freguesia de Ferreiros…

Rita Guerra traz a sua voz emblemática ao palco da Expolixa em Felgueiras este sábado

O concerto da intérprete marca o ponto alto de um dia preenchido…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?