A Câmara Municipal de Cinfães equipou duas salas de aulas com quadro interativo, ecrã interativo, mesa interativa, sistema de voto, mobiliário (cadeiras, mesas, sofás, pufes, etc.), tablets, carro de carregamento (tablets, portáteis, etc.), visualizador, câmara de filmar, equipamentos de robótica e impressora 3D. Os dois novos espaços letivos, denominados “salas do futuro”, foram instalados, um na Escola E.B. 2,3 de Souselo e outro na Escola Secundária de Cinfães.
As salas do futuro pretendem constituir-se como laboratórios de aprendizagem, espaços de inovação, para professores e alunos, propícios à utilização de novas metodologias. Investigar, interagir, apresentar, criar, desenvolver e partilhar são as principais premissas destas salas que estão abertas a todos os professores e aos alunos do Concelho.
O projeto prevê igualmente a capacitação de alunos e professores, através da realização de ações de formação, capacitação e workshops.
Estas salas do futuro foram apresentadas no dia 24 de outubro. O presidente da Câmara de Cinfães, Armando Mourisco, acompanhado da vereadora da Educação e do deputado da Assembleia da República, José Ruiz Cruz participou na sessão de abertura que decorreu em contexto de formação destinada aos professores do Agrupamento de Escolas de Souselo e da Escola Secundária de Cinfães. A tarde ficou ainda marcada pela ligação a outros cenários de aprendizagem, concretamente, o Centro Escolar de Tarouquela onde os alunos já experimentaram estas novas ferramentas.