O Município de Cinfães arrancou, a 1 de julho, com o projeto “24 Horas Consigo”, uma resposta inovadora que leva cuidados domiciliários noturnos a idosos dependentes e em situação de isolamento, entre as 21h00 e as 6h00.
A iniciativa, considerada pioneira a nível nacional, pretende garantir conforto, segurança e bem-estar durante a noite, ajudando ainda a adiar a entrada precoce em lares.
O serviço é assegurado por duas equipas móveis — uma a Norte e outra a Sul do concelho — em parceria com as IPSS locais: ADACC – Associação para o Desenvolvimento do Alto Concelho de Cinfães e Associação de Solidariedade Social de Souselo. Cada equipa conta com quatro profissionais, num total de oito ajudantes de ação direta.
Durante a noite, os beneficiários recebem duas visitas para apoio à higiene pessoal, troca de fraldas ou produtos de incontinência, ajuda à mobilização, administração de medicação e vigilância do estado de saúde. O projeto complementa as respostas sociais existentes, que geralmente não cobrem o período noturno.
O “24 Horas Consigo” já foi distinguido a nível nacional com a Bandeira de Mérito Social pela Associação Nacional de Gerontologia Social, pelo contributo no combate à solidão e na melhoria da qualidade de vida da população sénior.