Início Ciência Primeira Superlua de 2020 pelas lentes de Pedro Sá em Cinfães

Primeira Superlua de 2020 pelas lentes de Pedro Sá em Cinfães

A primeira Superlua de 2020 pode ser vista ontem, 9 de março, em todo o território português. Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), o instante da fase de Lua Cheia ocorreu ontem, dia 9 de março pelas 17h48, tendo o instante da presença da Lua no perigeu ocorrido hoje, dia 10 de março pelas 06h29, momento em que a Lua esteve a uma distância de aproximadamente de 357 121,853 km da Terra.

O fotógrafo e realizador Pedro Sá fez um belo registo da Superlua a partir do concelho de Cinfães. Veja galeria de fotos abaixo:

A Superlua Provoca alguma consequência ou efeito?

Sim, provoca, mas trata-se de um fenómeno natural e ao qual já estamos acostumados. Quando a Lua está mais próxima também nos atrai com mais força gravitacional, traduzindo-se num aumento das marés.Quando temos lua cheia e o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados, proporciona-se o conhecido fenómeno das marés vivas.

Curiosidades

A Super Lua deve-se à ocorrência simultânea da fase de Lua Cheia e da própria Lua no perigeu (ponto da órbita da Lua em que este satélite natural terrestre se posiciona mais próximo ao nosso planeta). De facto, o seu tamanho aparente pode aumentar até quase 14% e o seu brilho mostrar-se 30% mais intenso.

A próxima superlua deve acontecer dia 8 de abril em todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × three =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.