Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: ANÚNCIO JUDICIAL: Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel, Processo n.º 479/26.0BEPNF-A
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Penafiel - ANÚNCIO JUDICIAL: Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel, Processo n.º 479/26.0BEPNF-A

Penafiel

ANÚNCIO JUDICIAL: Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel, Processo n.º 479/26.0BEPNF-A

Last updated: 23 de Outubro, 2026
Redação/Paivense
Share
4 Min Read
a judge's gaven on a wooden table
📷 Unsplash / Sasun Bughdaryan
SHARE

Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel

Unidade Orgânica 1

Referência: 39742205

Processo: 479/26.0BEPNF-A

Natureza: Outros processos cautelares

Autor: Álvaro Luís Pereira Rodrigues e outro(s)

Réu: Direção-Geral de Energia e Geologia e Outros

Data: 20 de outubro de 2026

Anúncio

LUÍSA ALBERTINA MENDES DA SILVA, Juíza de Direito do Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel, FAZ SABER que nos autos acima identificados os Requerentes ÁLVARO LUÍS PEREIRA RODRIGUES e Outros intentaram, ação popular, de natureza cautelar, em que são requeridos MINISTÉRIO DO AMBIENTE E ENERGIA, AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE, I.P. e REN – REDE ELÉTRICA NACIONAL, S.A. aí deduzindo pedido, que consiste na:

  1. Intimação da REN – Rede Elétrica Nacional, S.A. para se abster de executar quaisquer trabalhos materiais na área correspondente à implantação dos apoios n.ºs 18, 19, 20 e 21 da Linha Arouca – Riba de Ave, designadamente o erguimento dos apoios sobre os maciços já betonados, o lançamento e a colocação de condutores e cabos de guarda, e ainda quaisquer operações de desmatação, corte e decote de arvoredo, abertura ou melhoria de acessos, abertura de caboucos e betonagem de maciços de fundação;
  2. Suspensão de eficácia da licença de estabelecimento e do ato de constituição de servidão, caso se apure terem sido emitidos, na parte relativa ao troço em causa;
  3. Proibição de entrada em exploração do troço correspondente ao cruzamento do rio Douro, vãos 31 a 34, enquanto não estiver assegurada, mediante pronúncia das autoridades competentes em matéria de proteção civil e de aviação civil, a operacionalidade dos pontos de recolha de água em voo n.ºs 7 e 7ª;
  4. Subsidiariamente, seja adotada a providência ou as providências que o Tribunal julgue adequadas à salvaguarda dos interesses em presença.

São *os demais titulares do interesse em causa, os quais são identificados como sendo “residentes e proprietários dos prédios sitos na União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso na área de Castelo de Paiva, na área atravessada aos apoios 18º a 21 e ao cruzamento do rio Douro” e “as populações abrangidas pelas áreas de proteção desses pontos e do que deles são serviços em operações de combate a incêndios rurais” e a “generalidade dos cidadãos no que respeita à proteção do ambiente e do ordenamento do território” para, no prazo de *10 dias a contar da publicação deste anúncio, acrescida de uma dilação de 10 dias, passarem a intervir no processo a título principal, querendo, aceitando-o na fase em que se encontrar, e para declararem nos autos se aceitam ou não ser representados pelos Requerentes ou se, pelo contrário, se excluem dessa representação, nomeadamente para o efeito de lhes não serem aplicáveis as decisões proferidas, sob pena de a sua passividade valer como aceitação, sem prejuízo da representação ser suscetível de recusa pelo representado até ao termo da produção de prova ou fase equivalente, por declaração expressa nos autos (n.ºs 1 e 4 do art.º 15.º da Lei 83/95, de 31 de Agosto).

De que, nos termos do n.º 1 do art.º 11.º do CPTA e do n.º 1 do art.º 40.º do Código de Processo Civil (CPC), é obrigatória a constituição de Mandatário. E, atenta a natureza urgente, os prazos correm em férias judiciais.

(Documento elaborado por Técnico de Justiça Daniela Mendes)

A Juiz de Direito,

Dra. Luísa Albertina Mendes Silva

Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel

Praça do Município, 28, 4560-481 Penafiel

Telefone: 255 718 060

Email: penafiel.taf@tribunais.org.pt

TAGGED:anÚncio judicialCastelo de PaivacautelaresCinfãesfiscalNaturezaoutros processospaivensePenafielPortugalProcessoreferênciaregiãotribunal administrativounidade orgânica
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Castelo de Paiva realiza nova edição de feira agrícola no Largo do Conde a 25 de Outubro
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

a judge's gaven on a wooden table

ANÚNCIO JUDICIAL: Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel, Processo n.º 479/26.0BEPNF-A

Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel Unidade Orgânica 1 Referência: 39742205 Processo: 479/26.0BEPNF-A Natureza: Outros processos cautelares Autor: Álvaro Luís…

Castelo de Paiva realiza nova edição de feira agrícola no Largo do Conde a 25 de Outubro

Iniciativa municipal promove produtos tradicionais do concelho e apoia os produtores locais.

Município de Penafiel promove debate aberto sobre menopausa com especialistas

Iniciativa integrada no programa Meno(s)Pausa+Movimento juntou dezenas de participantes para desconstruir tabus.

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?