Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Cinfães: o ciclo de teatro regressa na próxima semana
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Cinfães - Cinfães: o ciclo de teatro regressa na próxima semana

Cinfães

Cinfães: o ciclo de teatro regressa na próxima semana

Last updated: 30 de Setembro, 2022
Redação Paivense
Share
2 Min Read
SHARE

O ciclo de teatro “Escrita em Cena”, integrado no Festival Inventa, regressa a Cinfães na próxima semana! O Teatro do Montemuro apresenta no dia 8 de outubro, no Auditório Municipal, a peça “Socalcos”. O espetáculo tem início marcado para as 21h30 e desenrola-se a partir da pergunta “quem construiu os socalcos do vinho do Porto?”.

O Teatro do Montemuro responde a esta questão recorrendo a um conto de Soeiro Pereira Gomes (1909-1949) que fala no trabalho brutal e maravilhoso que foi a edificação desses mesmos socalcos. Quem construiu os socalcos do Douro? Foi também a pergunta recorrente do Barão de Forrester (1809-1861), durante as repetidas incursões topográficas que empreendeu, até desenhar o monumental Mapa do Douro Portuguez e Paiz Adjacente.

O espetáculo Socalcos acompanha uma dessas viagens pelo interior de Entre-Douro-e-Minho, com personagens tão inesperadas como o jovem Serpa Pinto (1846-1900), também ele amante da topografia, o salteador Zé do Telhado (1818-1875), também ele amigo dos solares ricos da região, o Abade de Jazente (1719-1789), recordado em alguns dos seus poemas, e, como personagem principal, a gente do povo das paragens do Douro, Tâmega e Sousa. A música e a culinária, claro, são sempre companhia durante o percurso. As peripécias da viagem são narradas pelo homem que veio a salvar a Ferreirinha (1811-1896) da ira das águas do rio, no naufrágio onde morreu “a Gertrudes, um thesouro que a voragem engoliu”, nas palavras do seu amigo Camilo Castelo Branco (1825-1890).

Um espetáculo a não perder, cuja entrada é gratuita! Reserve na sua agenda o dia 8 de outubro e venha assistir a esta peça “Socalcos” com o Teatro do Montemuro.

Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Já pode visitar a exposição de fotografia “𝐂.𝐥𝐨 𝐏𝐀𝐈𝐕𝐀 – 𝐏𝐚𝐢𝐬𝐚𝐠𝐞𝐧𝐬 & 𝐏𝐚𝐭𝐫𝐢𝐦𝐨́𝐧𝐢𝐨”
Next Article “Conflitos e Cartografia em África”, mesa redonda tem lugar amanhã
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Cinema ao ar livre e exposições gratuitas agitam agenda cultural de Arouca em agosto

Programação cultural estende-se por vários pontos da vila com acesso gratuito para todos os visitantes

Cinfães leva a tradição e os sabores da serra até à AGRIVAL em Penafiel

Penafiel, Portugal – O recinto da AGRIVAL, em Penafiel, recebe no próximo…

Cartão de Cidadão pode ser renovado em seis Espaços Cidadão do concelho de Felgueiras

Medida destina-se a maiores de 25 anos com o documento atualizado ou…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?