Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Presidentes de Câmara do Marco de Canaveses, Baião, Cinfães e Resende  lançam petição na Assembleia da República pela construção de nova  ponte sobre o Rio Tâmega
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Cinfães - Presidentes de Câmara do Marco de Canaveses, Baião, Cinfães e Resende  lançam petição na Assembleia da República pela construção de nova  ponte sobre o Rio Tâmega

Cinfães

Presidentes de Câmara do Marco de Canaveses, Baião, Cinfães e Resende  lançam petição na Assembleia da República pela construção de nova  ponte sobre o Rio Tâmega

Redação/Paivense
Last updated: 5 Março, 2025 15:15
Redação/Paivense
Share
Município de Cinfães
SHARE

Os presidentes das Câmaras Municipais de Marco de Canaveses, Baião, Cinfães e  Resende uniram esforços e submeteram uma petição através da plataforma da  Assembleia da República para exigir a construção de uma nova ponte sobre o Rio  Tâmega. O objetivo é garantir uma ligação mais eficaz entre os concelhos e aliviar os  crescentes problemas de tráfego que afetam a região. 

O desafio é recolher pelo menos 7.500 assinaturas no prazo de 45 dias (até 13 de abril),  para que a petição possa ser debatida pelos deputados em sessão plenária. 

Qualquer cidadão interessado pode assiná-la online através do link:  https://participacao.parlamento.pt/initiatives/4767. 

A petição destaca que a Variante à Estrada Nacional 211 (EN211) foi concebida como  um eixo fundamental de ligação entre a A4, a A11 e os concelhos de Marco de  Canaveses, Baião, Cinfães e Resende. No entanto, a falta de uma alternativa à única  ponte existente tem causado congestionamentos frequentes e impactado  negativamente a economia local e a qualidade de vida dos munícipes. 

Cristina Vieira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses: “O problema  do aumento do tráfego tem vindo a agravar-se nos últimos anos. Apesar dos contactos  realizados com o Ministério das Infraestruturas, não conseguimos que fossem tomadas  medidas eficazes para a resolução deste problema. Fizemos o que está ao nosso alcance.  Esta não é uma obra da autarquia, mas sim do Governo. Da nossa parte, projetamos no  PDM uma nova travessia sobre o rio e já reiteramos ao Governo a nossa disponibilidade  para colaborar numa solução, mas até hoje não obtivemos respostas”. 

Paulo Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Baião: “Sendo evidente que a atual ponte sobre o rio Tâmega não responde ao intenso tráfego automóvel que se verifica  em muitas ocasiões, com os efeitos negativos que isso acarreta quer para as populações quer para as empresas, é urgente encontrar-se uma solução adequada.  Saliente-se que as populações dos concelhos em causa reclamam, há longos anos, a  convergência para uma real coesão territorial que, anunciada inúmeras vezes, continua a tardar. É urgente, por isso, fazer justiça a estes territórios e às suas populações.” 

Armando Mourisco, Presidente da Câmara Municipal de Cinfães: “A construção de uma  nova ponte sobre o rio Tâmega, bem como as respetivas ligações à EN211, é uma  necessidade urgente para a nossa região, que enfrenta problemas de tráfego  crescentes, com impacto negativo na qualidade de vida dos cidadãos. Esta infraestrutura será essencial para melhorar a mobilidade, dinamizar a economia local e fortalecer a  ligação entre os nossos concelhos, desempenhando um papel importante para o  desenvolvimento da nossa região”. 

Garcez Trindade, Presidente da Câmara Municipal de Resende: “Sabemos todos que o  desenvolvimento de um território, municípios por exemplo, têm obrigatoriamente de  ser acompanhados de permanente utilização de medidas de caráter infraestrutural,  nomeadamente as ligadas à rodovia. Saiba, também, quem manda, concretizá-las a  tempo do nosso tempo”. 

Os autarcas solicitam que a Assembleia da República intervenha para garantir a  construção de uma nova ponte e das respetivas ligações à EN211, através das  Infraestruturas de Portugal. O pedido inclui a definição de um cronograma claro e a  alocação das verbas necessárias para a execução da obra. 

Os autarcas apelam à mobilização da população para que a construção desta  infraestrutura seja colocada como prioridade na agenda nacional.

TAGGED:AssembleiaBaiãoCâmaracanavesesCastelo de PaivaCinfãeslançam petiçãoMarçopaivensePortugalpresidentesregiãorepública pelaResende
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Conversas com Barriguinhas chega a Estarreja
Next Article Campeonato Distrital de Corta-Mato Curto voltou a disputar-se em Castelo de Paiva
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ten − 6 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Travanca recebe a II Feira do Vinho Doce este fim de semana

O Largo de Santa Isabel, em Travanca, será o palco da 2.ª edição da Feira do Vinho Doce, que decorre…

Concurso Vinhos de Lisboa 2025 anuncia os grandes vencedores da região

O concurso acolheu mais de 150 referências, das diferentes denominações de origem,…

Resultados positivos na promoção do sucesso escolar no Douro, Tâmega e Sousa

Este avanço, para além de outras variáveis, reflete também o impacto da…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Projeto “Cinfães em Movimento – Páscoa” vai ocupar férias das crianças

A Câmara Municipal de Cinfães, enquanto parceira dos Agrupamentos de Escolas de Souselo e General Serpa Pinto, em Cinfães, e…

António Salazar Galhardo apresentou 2 novas obras na Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal de Cinfães acolheu, na tarde de 8 de setembro, a apresentação de dois livros de António Salazar…

Jamais esqueceremos: 15 de outubro de 2017

Jamais esqueceremos: nos dias 15 de outubro de 2017, de novo a imagem das árvores negras, carros acidentados à beira da…

Está a chegar o S. João!

Em Cinfães, o santo folião vai comemorar-se de 21 a 24 de junho. Grande destaque para Emanuel, o cabeça de…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

11 + fifteen =

Lost your password?