Com efeito, esta colectividade fundada em 1853, conta com esta bonita idade, que ainda é mais impressionante por nunca ter tido interrupções na sua atividade. Nem a época conturbada dos primeiros anos de vida, nem os anos difíceis do sec. XX, nem sequer a recente pandemia, foram impedimento para que esta Instituição tenha alcançado esta magnífica idade e aqui chegasse com vitalidade e muita pujança.
Como a data o merece, a Banda Marcial de Nespereira preparou um programa comemorativo de grande qualidade, com momentos únicos e que são uma estreia na região.
Por exemplo, será a primeira vez que a “Banda Sinfónica da GNR” estará no concelho de Cinfães e na região. Esta consagrada Banda Sinfónica, sediada em Lisboa, que tem nos seus quadros alguns dos melhores músicos nacionais, alguns dos quais nossos conterrâneos, é considerada uma das Bandas com melhor qualidade no nosso país.
Será uma honra ver a sua estreia entre nós, no próximo sábado 29 de abril, às 17:00 horas, no magnífico espaço e anfiteatro natural que é o Parque de Nossa Senhora de Lurdes, em Santa Marinha, Nespereira.
Segue-se uma noite de animado convívio junto à sede da Banda em Santa Marinha, com música ao vivo, presunto no espeto, animações variadas e muita boa disposição.
No Domingo, 30 de abril, o dia começa com a tão merecida homenagem aos músicos, diretores e sócios já falecidos: às 09:00 horas teremos a Missa Campal no adro da Igreja de Santa Marinha, acompanhada pelo Coro e Ensemble de Missa da BMN, finda a qual rumaremos ao Cemitério para a colocação de uma coroa de flores, num singelo reconhecimento do seu importante contributo para estes 170 anos de história.
À tarde, a partir das 15:00 horas, a festa continua, tendo como convidada a Banda da Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora, que depois de todo o fim de semana a celebrar connosco, subirá a palco e nos presenteará com a sua música!
Logo de seguida, e como não podia deixar de ser, a Banda de Nespereira fechará estas comemorações do 170º Aniversário da Banda Marcial de Nespereira, simultaneamente inseridas no Maio Cultural 2023, com um belo concerto.