As alterações hormonais podem ser bastante complicadas para algumas mulheres. Essas flutuações, causadas pela TPM, menopausa, gravidez e outros fatores, podem provocar sintomas como mudanças de humor, cansaço, dificuldade em dormir, dores de cabeça e cólicas.
Por isso, a busca pelo equilíbrio hormonal é uma preocupação frequente, e, para isso, as mulheres costumam recorrer a várias técnicas e até métodos caseiros. No entanto, o segredo para regular esses ciclos pode estar numa prática milenar: o Yoga.
O Yoga e os ciclos da mulher
De acordo com Bruna Tiboni Kaiut, especialista no Método Kaiut Yoga, a prática é um aliado poderoso nesse processo.
“O Yoga vai além do físico, ele atua no sistema endócrino e ajuda a equilibrar a produção de hormonas, principalmente em momentos de desregulação. Isso traz mais tranquilidade, estabilidade emocional e qualidade de vida para a mulher”, destaca.
A ciência por trás da melhoria
A relação entre o Yoga e o equilíbrio hormonal está na ativação e no relaxamento das glândulas responsáveis pela produção de hormonas, como a tiroide, as glândulas suprarrenais e os ovários, cujo funcionamento é influenciado pelo estilo de vida e pela saúde da mulher, fatores estimulados pelo Yoga.
Além disso, as técnicas respiratórias e posturas específicas usadas na prática estimulam o sistema nervoso parassimpático, o que reduz os níveis de cortisol, conhecido como a hormona do stress.
Benefícios do Yoga para o equilíbrio hormonal:
- Redução dos sintomas da menopausa;
- Alívio das cólicas menstruais;
- Controlo do stress;
- Estímulo à produção de hormonas do bem-estar;
- Melhoria na qualidade do sono.
“Com práticas adaptadas às necessidades de cada mulher, o Yoga oferece um caminho natural para lidar com as questões hormonais de cada fase da vida”, conclui Bruna Tiboni Kaiut.