Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Plano de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa apresentado em conferência internacional
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076

Home - Ambiente - Plano de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa apresentado em conferência internacional

AmbienteClimaConferênciasTamega e Sousa

Plano de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa apresentado em conferência internacional

Last updated: 29 de Maio, 2019
Redação
Share
4 Min Read
SHARE

O Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no Tâmega e Sousa (PIAAC-TS), que está a ser elaborado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), vai ser apresentado na Conferência Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas – a ECCA – European Climate Change Adaptation Conference –, que este ano decorre no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a partir de amanhã e até esta sexta-feira. 

Sendo a ECCA um fórum internacional de apresentação e discussão de trabalhos de investigação em curso no âmbito das alterações climáticas e correspondentes medidas de adaptação em diversos setores, a seleção do PIAAC-TS é representativa do rigor científico e do caráter inovador deste plano, que será apresentado como um bom exemplo de extensão, investigação e suporte à definição de estratégias de adaptação às alterações climáticas à escala regional. 

A apresentação está agendada para terça-feira, dia 28, e estará a cargo de João Andrade dos Santos, Professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, entidade que, a par do IDARN – Instituto para o Desenvolvimento Agrário da Região Norte, da Universidade do Minho, do ICETA – Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares da Universidade do Porto e dos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa, constituem a equipa de trabalho do PIAAC-TS. 

O PIAAC-TS apresenta-se como uma estratégia transversal, seguindo as orientações e objetivos da Estratégia Nacional de Adaptação à Alterações Climáticas, que visa desenvolver e aprofundar conhecimento sobre esta temática, quais os principais impactos na região e quais as medidas de adaptação mais apropriadas. 

São objetivos do PIAAC-TS reduzir a vulnerabilidade e aumentar a resiliência aos eventos decorrentes das alterações climáticas, em especial aos fenómenos extremos; dotar a região de conhecimentos relativamente às alterações climáticas e à predisposição a eventos climáticos extremos, e respetivos impactos adversos sobre a segurança de pessoas e bens; aumentar o nível de proteção, recuperação e valorização dos ecossistemas e melhorar o conhecimento sobre o ambiente; definir formas de integração da adaptação nos instrumentos de gestão territorial de âmbito local, municipal e regional; sensibilizar para a mudança de comportamentos e divulgar as medidas adaptativas, reforçando a participação pública; e melhorar a qualidade de vida da população dos municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa e daqueles que procuram região para o desenvolvimento das suas atividades profissionais, lúdicas ou turísticas. 

De referir que o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), firmado pela CIM do Tâmega e Sousa com a Comissão Diretiva do Norte 2020, do PDR – Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego e do PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, definiu, numa das suas prioridades de investimento, a concessão de apoio ao investimento para a adaptação às alterações climáticas, incluindo abordagens baseadas nos ecossistemas. 

É nesta prioridade que se inscreve o PIAAC-TS, um projeto promovido pela CIM do Tâmega e Sousa e cofinanciado pelo PO SEUR 2014-2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão. 

TAGGED:Alterações climáticasclimaconferênciaJoão Andrade dos SantosPoluição ambientalTâmega e Sousa
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Prémios APOM 2019 apontam Centro de Interpretação do Românico como vencedor.
Next Article CGD pediu 11 vezes a Berardo para reforçar garantias

Outras

Nespereira celebra identidade rural com o regresso da edição anual da Feira Franca

O evento em Cinfães destaca a cultura e a pecuária local durante o primeiro fim de semana de agosto

Torneio Interfreguesias 2026 encerra com celebração do desporto jovem em Castelo de Paiva

Competição reuniu talentos dos escalões de Sub-10 e Sub-13 num ambiente de…

Cinfães torna-se palco global com o arranque do festival FOLK 2026 dedicado às artes

O município recebe grupos de seis países diferentes para exibir a riqueza…

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. matrícula ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?